31.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 6 de maio de 2026

Funcionários da Febem estão em “estado de greve”

13/01/2003 10h34 – Atualizado em 13/01/2003 10h34

Os funcionários da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), em assembléia realizada nesta manhã, decidiram entrar em “estado de greve”. Eles reivindicam reposição de perdas salariais, reajuste salarial real e a manutenção das 25 folhas de vales-alimentação, cada uma no valor de R$ 7,00.

De acordo com os funcionários, o governo do Estado quer reduzir para 15 o número de folhas dos vales.

Os funcionários aguardam resultado de audiência de conciliação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), que ocorrerá no início da tarde.

“Se não aceitarmos as propostas, faremos a paralisação logo em seguida”, afirmou João Faustino, um dos diretores do sindicato dos funcionários da Febem.

Na greve, parte dos funcionários entraria nas unidades para garantir serviços essenciais como alimentação e atendimento médico. O acompanhamento dos menores infratores para depoimentos seria mantido. No entanto, os internos não seriam levados para aulas e oficinas de trabalho.

Uma reunião entre funcionários e o novo presidente da Febem, o promotor de Justiça Paulo Sérgio de Oliveira, já estava agendada para as 10h30 de amanhã.

Motim

O anúncio da possível paralisação ocorre horas após um motim na unidade 31 da Febem de Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

Os menores infratores iniciaram uma rebelião na noite de ontem. Internos da ala A dominaram dois funcionários no momento da troca de turno.

Um deles sofreu cortes de estilete no pescoço e costas. Outro, nas mãos. Os funcionários passam bem. Não há informações de internos feridos.

Armados com facas e estiletes improvisados, os rebelados atearam fogo em colchões e subiram nos telhados. Eles chegaram a exibir faixas na qual diziam que mantinham reféns, informação posteriormente desmentida pela polícia.

A tropa de choque foi acionada e entrou no local por volta da meia-noite. O motim foi encerrado. No entanto, minutos após a polícia deixar a unidade, os internos voltaram a se rebelar.

O novo motim foi controlado por volta das 3h30 e a polícia permanece no local. A rebelião teria sido articulada por um adolescente conhecido como Baianinho, considerado de alta periculosidade e que seria suspeito de homicídio.

Segundo funcionários da Febem, internos também realizaram um tumulto, na tarde de ontem, nas unidades 12 e 13 do Tatuapé, zona leste de São Paulo.

Eles estavam armados com estiletes improvisados, mas foram contidos rapidamente por funcionários.

Fonte: Folha Online

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.