23/12/2002 17h19 – Atualizado em 23/12/2002 17h19
O Pentágono liberou pouco mais de US$ 9 milhões para treinar membros da oposição iraquiana a partir de janeiro, informou nesta segunda-feira Richard Myers, chefe do Estado Maior Conjunto americano.
“Liberamos, com a autorização do secretário (de Defesa, Donald Rumsfeld), pouco mais de 9 milhões de dólares para começar a preparar as instalações de treinamento”, afirmou o general Myers.
“Ainda estamos fazendo o controle da seleção dos candidatos ao treinamento e planejamos começar os trabalhos no início do próximo ano”, acrescentou. A seleção tem como objetivo evitar a infiltração de “espiões” do regime iraquiano, destacaram Rumsfeld e Myers.
O governo da Hungria anunciou na quarta-feira passada que autorizava os Estados Unidos a treinarem até 3.000 exilados iraquianos na base militar de Taszar, sul do país.
O Pentágono informou que o número de exilados que receberão treinamento (tradução, logística e guias das tropas americanas) ainda não está definido.
Rumsfeld deu a entender que a Hungria não será o único país no qual o treinamento será realizado.
Fonte: AFP




