23.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Pesquisa revela que maioria dos palestinos votaria em Arafat

20/12/2002 09h35 – Atualizado em 20/12/2002 09h35

JERUSALÉM – Entre os palestinos, 56% votariam novamente em Yasser Arafat para presidente se houvesse eleições neste momento, segundo uma pesquisa do Centro Palestino de Comunicações em Jerusalém (CPCJ) publicada hoje na imprensa palestina.

As eleições gerais palestinas – presidenciais e legislativas – estavam previstas para o próximo dia 20 de janeiro, mas a ANP já informou que sua realização será impossível enquanto o Exército israelense ocupar os territórios que cedeu dentro dos acordos de Oslo.

A enquete, que revela que o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) ganhou nas últimas semanas mais apoio de seu povo, também concede 11,5% de respaldo ao líder do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), xeque Ahmed Yassin.

O Hamas, contrário a qualquer reconciliação com Israel, assumiu uma grande parte dos atentados suicidas a alvos civis israelenses e entre eles os mais sangrentos.

Nesse sentido, 80% dos palestinos consultados pelo CPCJ disseram apoiar a continuação da luta armada contra a ocupação militar por Israel da Cisjordânia e de Gaza.

Já 47% consideraram que a luta armada conseguirá a libertação de document.write Chr(39)document.write Chr(39)todasdocument.write Chr(39)document.write Chr(39) as terras palestinas, incluindo aquelas reconhecidas pela comunidade internacional para o Estado judeu.

Cerca de 69% dos palestinos sustentam que ataques militares dolorosos a Israel são a resposta mais apropriada às contínuas operações militares do Exército israelense contra os palestinos.

Fonte: Agência EFE

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.