19/12/2002 09h22 – Atualizado em 19/12/2002 09h22
A Secretaria de Educação promoveu cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para 891 professores, estudantes e surdos em 23 municípios de Mato Grosso do Sul. O último curso será encerrado amanhã em Três Lagoas. No total, 1,8 mil pessoas participaram de capacitações, reuniões, palestras e cursos promovidos pela equipe de educação especial.
A responsável pela implementação do programa foi a técnica e professora da Secretaria de Educação, Shirley Vilhalva. Ela conta que as aulas foram ministradas para 831 professores, especialistas e estudantes. Outros 60 surdos tiveram a oportunidade de aprender a língua de sinais. 40 intérpretes participaram de reuniões.
Shirley explica que quem participou do curso de Libras este ano voltará a participar de uma nova etapa com carga de 120 horas aula em 2003. O programa contou com o apoio do Ministério da Educação e da Feneis ((Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos).
Meta superada – A Secretaria de Educação superou a meta de atender 660 profissionais, estudantes e surdos no Estado em 2002. O número total de contemplados, 891 pessoas, foi superado em 35% a meta prevista para este ano.
O Programa de Apoio à Educação de Surdos tem a finalidade de apoiar e incentivar o desenvolvimento profissional de professores e especialistas em educação (surdos e não surdos) para aprendizagem e posterior utilização pedagógica da língua de sinais em sala de aula em qualquer ambiente educacional.
Fonte: MS Notícias



