22.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 6 de maio de 2026

Iraque cancela contrato de petróleo com Rússia e afeta relações

12/12/2002 09h13 – Atualizado em 12/12/2002 09h13

O Iraque cancelou um grande contrato assinado com a empresa russa Lukoil para a construção de um campo de petróleo. A medida significa um golpe duro que afeta as relações entre os dois países. O folheto Energy Intelligence Briefing afirmou que, em uma carta enviada pelo Ministério do Petróleo do Iraque ao presidente da Lukoil, Vagit Alekperov, notificava-se o cancelamento do acordo sobre o campo de Qurna Ocidental a partir de 9 de dezembro.

O futuro das reservas de petróleo do Iraque, as segundas maiores do mundo depois das da Arábia Saudita, são o centro de uma disputa acirrada entre países esperançosos em apropriar-se de uma fatia dessas riquezas uma vez que as sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) sejam suspensas.

Empresas de petróleo da Rússia estavam preocupadas com a possibilidade de perder o direito sobre Qurna Ocidental para grandes empresas norte-americanas caso os EUA derrubem o presidente iraquiano, Saddam Hussein, do poder.

Qurna Ocidental é o projeto iraquiano mais ambicioso, com investimentos iniciais de US$ 3,7 bilhões e projeções de produzir 600 mil barris de petróleo por dia. Por enquanto não houve nenhum comentário por parte da Lukoil.

O cancelamento do acordo significa um golpe contra as relações entre a Rússia e o Iraque. Os russos são os maiores aliados dos iraquianos dentro do Conselho de Segurança da ONU e opõem-se a uma investida militar para tirar Saddam do poder.

Os embargos impostos pela organização há 12 anos impedem a realização de investimentos na indústria petrolífera do Iraque, mas empresas russas e chinesas já assinaram contratos e esperam começar a trabalhar assim que as medidas punitivas forem suspensas. O governo iraquiano vinha pressionando a Lukoil a romper o embargo e começar a construção do campo de petróleo.

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.