25 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro de 2025

DOURADOS:Comemora amanhã 25 anos de plantio direto em MS

11/12/2002 13h42 – Atualizado em 11/12/2002 13h42

Amanhã, dia 12 de dezembro, em comemoração aos 25 anos de implantação do Sistema Plantio Direto (SPD) em Mato Grosso do Sul, o Grupo Plantio na Palha (GPP), Embrapa Agropecuária Oeste, Universidade Federal de MS, Prefeitura Municipal e Sindicato Rural (ambos de Dourados) vão inaugurar o marco do pioneirismo de adoção do SPD no Estado e em todo o Oeste do Brasil, na fazenda Aquarius, de propriedade de Thomas Jeriel Owens, arrendada pelo produtor Lúcio Damalia, localizada no distrito de Panambi, município de Dourados.

A programação inicia às 8 horas com a palestra “Aspectos de Mecanização no Sistema Plantio Direto”, com o pesquisador Afonso Peche Filho, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC/SP). Em seguida será realizada a solenidade comemorativa e homenagem aos pioneiros da implantação do SPD.

Segundo Damalia, em 1977, a fazenda tinha um sério problema de erosão que nem mesmo os terraços estavam conseguindo resolver, até que surgiu a opção do Plantio Direto, naquela época uma novidade no país. A iniciativa partiu de orientação de técnicos da multinacional Zêneca, até então denominada ICI. “Fomos nos adequando às novas tecnologias mas conseguimos controlar a erosão de imediato. Hoje, temos um controle de praticamente 100%”, comemora Damalia.

O produtor era funcionário da fazenda quando deu início, junto com Thomas, à implantação do Plantio Direto, que começou em apenas 10 ha da propriedade de 465 ha. Em 2000, já arrendatário das terras, Damalia contava com 100% da área de plantio adepta ao sistema.

Dentre as principais culturas da propriedade estão a soja, o milho, o girassol, o trigo, a aveia e o feijão.

Fonte: Dourados News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.