10/12/2002 16h34 – Atualizado em 10/12/2002 16h34
Pelo menos 30 pessoas morreram em combates ocorridos hoje entre grupos paramilitares e guerrilheiros das Farc em uma área rural do departamento de Córdoba, no noroeste da Colômbia.
“Os confrontos armados deixaram pelo menos 30 mortos e oito feridos”, disse uma fonte médica à rádio Caracol na localidade de Tierradentro, cerca de 650 quilômetros a noroeste de Bogotá. De acordo com informações chegadas em Bogotá, 28 dos mortos são paramilitares e dois guerrilheiros.
Centenas de rebeldes das frentes 18 e 58 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), a maior guerrilha do país, e de paramilitares das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC), que reúne a ultradireita armada, travaram duros combates ontem. Os enfrentamentos ocorreram em uma área localizada entre os municípios de Montelíbano e Puerto Libertador. Aviões militares voaram sobre esse território e dispersaram os combatentes.
A fonte acrescentou que não se sabe de baixas entre os civis nem de deslocamentos de população, e que o Exército enviou soldados à região. Tropas de vários batalhões, apoiadas por aviões e helicópteros de artilharia, retomaram o controle territorial e passaram a perseguir os combatentes.
Fonte: Agência EFE





