23.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Vista de longe, a Terra é uma obra de arte

09/12/2002 11h14 – Atualizado em 09/12/2002 11h14

WASHINGTON (CNN) – Impressionismo. Pontilhismo. Cubismo. Todos os grandes estilos de pintura marcam presença em uma nova série de fotos do planeta Terra, capazes de tirar a respiração com suas imagens bizarras e multicoloridas.

As fotos estão em exibição no edifício James Madison da Biblioteca do Congresso, em Washington, e foram selecionadas entre mais de 400 mil feitas pelo satélite Landsat 7 desde 1999. A exposição se chama “A Terra como arte” e ficará aberta até 23 de julho de 2003.

Montanhas, desertos, ilhas e geleiras tornam-se temas abstratos e assombrosos, em tons brilhantes de azul, verde e vermelho, vistos a 640 quilômetros de distância.

“Vale a pena parar e admirar as imagens por sua beleza em vez do caráter científico”, disse Jon Christopherson, pesquisador do Geological Survey, que estuda as imagens do Landsat 7.

Um deserto se parece com pedra mármore. Um lago congelado transforma-se em um dragão. Minúsculos círculos, cada um deles um campo irrigado, lembram as obras do francês Georges Seurat.

Cada uma das 41 imagens foi escolhida mais por seu apelo artístico do que por sua importância científica, segundo informações da Biblioteca do Congresso.

“A minha favorita? Depende do meu humor”, disse Christopherson, para em seguida confessar uma certa predileção pela foto do delta do rio Lena, no norte da Sibéria.

Outras estrelas da exposição são fotos do Monte Kilimanjaro, de Everglades – a região pantanosa da Flórida -, do delta do rio Ganges e das fazendas de Garden City, no Kansas.

A Biblioteca do Congresso, a Nasa e o Geological Survey comemoram com a exposição os 30 anos do lançamento do primeiro satélite Landsat.

Equipado com sensores visíveis e infravermelhos, o Landsat 7 cobre o planeta inteiro a cada 16 dias. Suas imagens ajudam os cientistas a monitorar o aquecimento global, a mapear regiões remotas, a procurar minerais e a pesquisar tendências urbanas e agrícolas.

Não pode viajar até a capital dos Estados Unidos? Tudo bem, milhares de imagens do Landsat podem ser vistas na Internet. Algumas podem ser baixadas como protetores de tela ou encomendadas impressas.

Vê-las apenas já é uma viagem.

Fonte: CNN

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.