06/12/2002 09h00 – Atualizado em 06/12/2002 09h00
A rede terrorista Al Qaeda, de Osama bin Laden, planeja cometer ataques suicidas contra Israel, segundo um site que fala em nome do grupo, disseram autoridades americanas, de acordo com a edição de hoje do jornal “The Washington Post”.
Fontes do serviço de inteligência acreditam que o site fornece novas provas da determinação da Al Qaeda de atacar Israel.
Ontem, o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, disse que a Al Qaeda havia se estabelecido na faixa de Gaza e no Líbano, de onde planejaria ataques a seu país. O Líbano negou a acusação, enquanto a Autoridade Nacional Palestina acusou Sharon de estar buscando um pretexto para invadir Gaza.
A Al Qaeda é o grupo acusado pelos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, que deixaram cerca de 3.000 mortos. Mais recentemente, a entidade é suspeita de ter praticado os ataques da semana passada contra um avião e um hotel israelenses no Quênia, que deixaram 16 mortos, incluindo os três terroristas.
O site, em árabe, anuncia a formação de um novo braço da rede de Bin Laden, a Organização Islâmica da Al Qaeda na Palestina, com o objetivo declarado de impedir o processo de paz entre palestinos e israelenses, que considera “parcial e submisso”.
A página também defende o fim dos conflitos entre a Autoridade Nacional Palestina e a organização extremista islâmica Hamas. O site ameaça ainda “derrotar os invasores sionistas [Israel] e devolvê-los para o lugar de onde vieram”.
Fonte: Reuters




