06/12/2002 10h53 – Atualizado em 06/12/2002 10h53
Os casais homossexuais poderão ter os mesmos direitos que os heterossexuais na Inglaterra, caso o governo aprove um plano para reconhecer estas relações.
A ministra britânica de Exclusão Social e Igualdade, Barbara Roche, disse hoje que não se trata de um assunto politicamente correto, mas de legislar sobre uma realidade. “Seria uma mensagem muito forte sobre a aceitação das relações do mesmo sexo e do problema da homofobia, ainda arraigada em nossa sociedade”, afirmou Roche.
“Há milhares de casais gays que estão juntos há anos, que se cuidam mutuamente, que se apóiam, que vivem igual a qualquer outra família”, acrescentou. Os casais homossexuais não desfrutam, por exemplo, dos mesmos benefícios fiscais que as pessoas casadas, nem têm voz na hora de decidir o tratamento médico de seu companheiro se este ficar gravemente doente. O governo espera introduzir no próximo ano um projeto de lei sobre estas mudanças.
A iniciativa foi bem recebida por Sacha Deshmukh, porta-voz do “Stonewall”, grupo defensor dos direitos dos homossexuais, que destacou que espera que o plano se concretize no próximo ano. “Estamos falando de um registro de associação civil, a possibilidade de ter direitos financeiros, direitos legais”, acrescentou.
Fonte: Agência EFE





