05/12/2002 14h28 – Atualizado em 05/12/2002 14h28
As pílulas anticoncepcionais podem ser um fator desencadeante do câncer de mama em algumas mulheres, disse hoje, terça-feira, um grupo de pesquisadores.
Em estudo internacional publicado na revista Journal of the National Cancer Institute, os pesquisadores indicaram que as mulheres com uma mutação do gene BRCA 1 têm entre 50 e 80 por cento a mais de possibilidades de desenvolver câncer de mama. O estudo revelou que as mulheres com esse gene têm ainda mais chances de desenvolver câncer de mama se tomarem pílulas anticoncepcionais.
O relatório acrescenta que elas tem uma maior tendência a desenvolver o câncer de mama ainda antes de completarem 40 anos. Até agora o consumo de anticoncepcionais havia sido vinculado a um pequeno aumento no risco do câncer de mama, assim como a uma diminuição na incidência do risco de câncer de ovário.
No entanto, era totalmente desconhecida a relação entre os anticoncepcionais e a mutação genética. “Sugiro que as mulheres que tenham mutações BRCA 1 não usem pílulas anticoncepcionais antes de completarem 25 anos”, disse em comunicado o diretor do estudo, o médico Steven Narod, da Universidade de Toronto, no Canadá.
Narod e seus colegas estudaram 2.622 mulheres de 11 países com mutações nos genes BRCA 1 e BRCA 2. O grupo estava dividido em 1.311 que nunca tiveram problemas de câncer de mama e outras 1.311 que haviam sobrevivido a essa doença.
Fonte: Terra




