05/12/2002 16h47 – Atualizado em 05/12/2002 16h47
WASHINGTON – Pesquisadores americanos estão assustados com os efeitos colaterais que a vacina contra a varíola está apresentando em testes com pessoas saudáveis. De 200 jovens adultos vacinados em uma pesquisa recente encomendada pelo governo, um terço perdeu ao menos um dia de trabalho ou estudo, 75 tiveram febre alta e vários tiveram que tomar antibióticos, sob suspeita de infecção bacteriana no local da vacina.
A vacina contra a varíola, feita com um vírus vivo muito semelhante ao que causa a doença em pessoas, é considerada a mais arriscada. Ainda assim, os Estados Unidos têm elaborado planos de vacinação em massa, temendo um ataque terrorista, que faria reaparecer a primeira doença erradicada pelo homem. O vírus da varíola é considerado uma arma biológica pronta, matando até um terço dos infectados.
Apesar de os riscos da vacina serem conhecidos, os cientistas ficaram perplexos com os resultados. Aceitáveis quando a vacinação era rotineira, os efeitos colaterais agora chocam. “Posso ler sobre isso o dia todo, mas ver isso é muito impressionante. As reações que vimos são realmente marcantes”, disse ao jornal “The Washington Post”, a coordenadora do estudo, a pesquisadora Kathy Edwards, da Universidade de Vanderbilt.
Fonte: GloboNews.com




