04/12/2002 15h53 – Atualizado em 04/12/2002 15h53
Porto Murtinho (MS) – Cinco meses após ser reativado pelo Governador Zeca do PT, o porto de Murtinho já movimentou US$ 20 milhões de dólares em exportações, com o embarque de cerca de 51 mil toneladas de produtos, como açúcar, soja e milho para Uruguai, Argentina e Chile. A informação é do diretor da Cinco & Bacia, Michel Chain. “ A expectativa é de que ultrapassemos a casa dos US$ 100 milhões de dólares, em exportação no ano de 2003 com novos contratos já assinados”, acrescenta.
Para o superintendente da subsecretária Especial de Logística e Transportes e coordenador do Programa “Luz no Campo”, Firmiano Yarzon, a reativação deste moderno terminal trouxe reflexo de imediato na economia local, aquecendo o comércio da cidade com a aquisição de gêneros alimentícios, combustível e diversos outros produtos de necessidades básicas, por parte dos tripulantes dos navios que ali aportam.
Segundo Yarzon, durante as obras do terminal foram gerados cerca de 150 empregos para a cidade com a contratação de mão-de-obra temporária melhorando consideravelmente sua economia básica. “A operacionalização do porto em Murtinho está trazendo novas perspectivas de desenvolvimento tanto para o município quanto para os das regiões sul e sudoeste sul-mato-grossenses”.
Para o próximo ano, acrescenta o superintendente, com a expectativa de instalações de novas empresas no entorno do terminal, haverá automaticamente a geração de novos empregos implementando ainda mais o desenvolvimento do município. Hoje o porto não só movimenta embarques, mas também desembarque, principalmente de trigo adquirido por empresários do estado. “A tendência é aumentar ainda mais esses números devido a credibilidade que estamos tendo do empresariado sul-mato-grossense”, finaliza.






