04/12/2002 16h57 – Atualizado em 04/12/2002 16h57
Pelo menos 1,5 mil delegados devem participar do Congresso da Constituinte Escolar, que acontece na próxima semana em Dourados. O encontro é fruto de quase dois anos de discussões e objetiva elaborar o Plano Municipal de Educação (PME).
O PME é o conjunto de princípios e diretrizes que devem nortear os projetos pedagógicos das escolas municipais pelos próximos dez anos. Em outras palavras, o que está em jogo quando os delegados votarem propostas na próxima semana é o rumo que o ensino fundamental terá em questões como gestão, autonomia, formação continuada, financiamento das escolas e, em tese, as características filosóficas da educação de uma rede que hoje abrange pelo menos 20 mil estudantes.
Os delegados são membros das unidades escolar (professores, servidores, estudantes e pais), mas qualquer pessoa – independente de vínculo com as escolas municipais – pode se inscrever como observador. Tanto o delegado quanto o observador têm o direito de defender idéias para a Educação, mas apenas o primeiro poderá votar na plenária final de onde sairá o PME.
Fonte: MS Notícias




