03/12/2002 08h17 – Atualizado em 03/12/2002 08h17
Pesquisadores alemães anunciaram ter produzido uma cerveja capaz de ajudar no combate ao câncer. A bebida contém níveis bastante elevados de um antioxidante poderoso encontrado no lúpulo, o xanthohumol. Estudos anteriores, feitos em laboratório, haviam demonstrado que o xanthohumol detém o crescimento de células tumorais.
Como o composto é encontrado em concentrações muito baixas na cerveja normal, o Instituto Alemão de Pesquisa do Câncer, em Heidelberg, pediu a pesquisadores da Universidade Técnica de Munique que tentassem produzir uma cerveja enriquecida com xanthohumol. Utilizando um método que mantêm em segredo, os cientistas criaram uma cerveja com um conteúdo ao menos dez vezes maior de xanthohumol – mas a mesma quantidade de calorias e de álcool – que a cerveja normal.
Achim Zuercher, um dos pesquisadores envolvidos no trabalho, disse que o conteúdo de xanthohumol das cervejas comerciais varia de 0,01 miligrama por litro (mg/L) a 0,20 mg/L. Na nova cerveja, os cientistas conseguiram concentrações que vão de 1 mg/L a 2,5 mg/L. O produto, que será produzido por uma cervejaria da Bavária ainda não identificada, deve estar disponível no mercado em janeiro ou fevereiro de 2003, informou Zuercher.
Fonte: Jornal de Brasília



