23.1 C
Três Lagoas
sábado, 20 de dezembro de 2025

Terroristas teriam tentado atacar Jogos Olímpicos do Sydney

03/12/2002 09h41 – Atualizado em 03/12/2002 09h41

Quase um ano antes dos atentados de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, o chefe das operações da rede Al Qaeda na Ásia pretendia atacar os Jogos Olímpicos de Sydney, de acordo com uma reportagem publicada pelo jornal Straits Times, de Cingapura, em sua edição desta terça-feira.

Citando fontes de serviços asiáticos de inteligência, a reportagem afirma que o plano de atacar as olimpíadas estava bem avançado e mostra que a ramificação local de Al Qaeda, a Jemaah Islamiyah (JI), estava mais estabelecido na Austrália do que as autoridades supunham.

Ainda segundo o jornal, autoridades de inteligência acreditam que a conspiração contra os Jogos de Sydney foi idealizada pelo clérigo indonésio Riduan Isamuddin, mais conhecido pelo nome de Hambali – o suposto chefe das operações de Al Qaeda na Ásia.

Não ficou claro qual seria a forma de ataque ou em que dia das olimpíadas ocorreria. O evento foi realizado entre 15 de setembro e 1° de outubro de 2000.

Mas o chefe de operações da JI na Austrália, Abdul Rahim, acabou rejeitando o plano, segundo as fontes do jornal de Cingapura.

Embora se desconheçam as razões que levaram ao cancelamento do atentado, sabe-se que Hambali teria expressado “muita decepção”, porque já havia selecionado e treinado um grupo para executar a ação, afirma o jornal.

Fonte: CNN

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.