03/12/2002 16h40 – Atualizado em 03/12/2002 16h40
Em mensagem divulgada num site islâmico na internet, cuja autenticidade não pôde ser verificada, a organização terrorista Al Qaeda, de Osama bin Laden, reivindicou os recentes atentados contra turistas israelenses no Quênia.
“Com a graça de Deus, os combatentes (islâmicos) assestaram golpes, em operações realizadas em Mombasa (Quênia), aos interesses judaicos, disparando dois mísseis contra um avião e destruindo um hotel israelense”, afirmou a mensagem atribuída à Al Qaeda, no site www.islammemo.com, prometendo ainda “outras operações contra os judeus e os cruzados”.
A possibilidade de que mísseis terra-ar se transformem em novas armas dos terroristas está deixando bastante preocupados senadores e deputados americanos, que pediram à Casa Branca e às companhias aéreas a adoção de medidas técnicas de proteção indispensáveis para aviões de passageiros. Os congressistas consideram essas medidas indispensáveis, embora custosas, e aumentaram a pressão para que elas sejam adotadas depois dos atentados no Quênia.
Embora aviões militares americanos estejam equipados com sistemas antimísseis, isto não ocorre com milhares de aparelhos comerciais em vôo diariamente por todo o mundo. Membros da Comissão de Inteligência do Senado advertiram que é somente uma questão de tempo um atentado nos Estados Unidos semelhante ao cometido contra o avião israelense no Quênia. “Sejamos honestos. Há milhares de mísseis terrar-ar no mundo. Mais cedo ou mais tarde, terroristas usarão este método para atacar um de nossos aviões”, advertiu o senador Richard Shelby. Seu colega Robert Graham, presidente da comissão, disse que a nova Agência de Segurança no Transporte “deve fazer algo imediatamente para responder a este tipo de ameaça contra a aviação comercial civil”.
Fonte: Jornal da Tarde






