28/11/2002 09h49 – Atualizado em 28/11/2002 09h49
A visita-relâmpago do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Argentina, agendada para o início da próxima semana, já repercutiu nas páginas dos principais jornais do país nesta quinta-feira.
Ontem, o porta-voz do futuro presidente, André Singer, anunciou que Lula deve desembarcar na capital platina na noite de domingo e tem encontro com o presidente argentino, Eduardo Duhalde, e o prefeito de Buenos Aires, Aníbal Ibarra, no dia seguinte (2). Na terça-feira (3), ele seguirá para o Chile.
A edição de hoje do diário “Clarín” traz reportagem destacando o interesse de Duhalde na “reinauguração das relações com o Brasil” para abrandar a crise do Mercosul.
Duhalde estaria entusiasmado com a primeira viagem internacional do presidente brasileiro depois de eleito, já que uma de suas estratégias seria alimentar-se da “energia nova” de Lula para alavancar o crescimento do Mercosul, além de aproveitar-se da imagem de liderança de Lula em seu favor na Argentina.
“A sorte de Argentina e Brasil está unida, porque estamos falando de sociedades que detêm uma grande relação e que aspiram seguir consolidando-a”, afirmou o chanceler Carlos Ruckauf, que ao lado do ministro da Economia, Roberto Lavagna, também participarão do encontro.
O “La Nación” também ressalta a estada de Lula no país. “As portas do mundo poderão se abrir para o Mercosul graças a vocação pela união que demonstra o presidente eleito brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva”, diz o jornal.
Após os encontros, Lula deverá ter uma recepção organizada pelo embaixador do Brasil no país, José Botafogo Gonçalves, em sua residência, com a presença de funcionários e empresários.
Fonte: Folha Online





