27.3 C
Três Lagoas
sábado, 25 de abril de 2026

Governo volta a vender ações do Banco do Brasil

28/11/2002 10h02 – Atualizado em 28/11/2002 10h02

O governo federal conseguiu, na Justiça, a cassação da liminar que impedia a venda de 17,8% das ações do Banco do Brasil (BB). Com isso, os investidores interessados em comprar os papéis com recursos próprios ou com parte do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) têm até o próximo dia 10 de dezembro para realizar sua reserva.

Inicialmente, o prazo terminaria na próxima sexta-feira, mas foi prorrogado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), coordenador da operação. Isso porque a oferta esteve suspensa por uma semana por causa da liminar obtida pela União Nacional dos Acionistas Minoritários do Banco do Brasil (Unamibb).

A entidade argumentou que as ações não poderiam ser negociadas enquanto não for concluída uma disputa judicial na qual é questionada a legalidade de um aumento de capital aprovado em 1996. “Obviamente que a existência desta pendência judicial pode influenciar na liquidez e cotação destes títulos, quando somada aos próprios riscos inerentes ao mercado de capitais, mas em nada obsta sua livre negociação”, justificou a desembargadora Maria do Carmo Cardoso, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1.ª Região, responsável pela cassação.

Segundo ela, a decretação da indisponibilidade de todas ações do Banco do Brasil provocaria um “engessamento” impensável para uma instituição que atua em um mercado competitivo e dinâmico.

Fonte: Gazeta do Povo

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.