27/11/2002 16h51 – Atualizado em 27/11/2002 16h51
Homens idosos que não são casados tendem a submeter-se menos frequentemente a exames preventivos, informou um novo estudo que envolveu voluntários com mais de 65 anos no Reino Unido.
Como o número de solteiros que vivem sozinhos deve mais do que duplicar até 2021, segundo o censo britânico de 2002, o problema pode ter consequências para a saúde pública no país, explicou Kate Davidson, ao apresentar o trabalho na Gerontological Society of America, no sábado.
Para avaliar a associação entre casamento e saúde, Davidson e Tom Daly, da Universidade de Surrey, em Guilford (Inglaterra), analisaram três bancos de dados nacionais e entrevistaram 85 homens com mais de 65 anos.
Eles verificaram que os voluntários divorciados ou que nunca haviam sido casados eram menos propensos a fazer exames rotineiramente para controlar os níveis de colesterol e a hipertensão.
Os divorciados e solteiros também relataram piores condições de saúde física e mental, tenderam mais a fumar e a beber em excesso (consumir mais de 22 doses de bebida alcoólica por semana).
Fonte: Yahoo!




