29.3 C
Três Lagoas
domingo, 14 de dezembro de 2025

Boi quer brecar o vôo do frango

22/11/2002 13h17 – Atualizado em 22/11/2002 13h17

Criadores de gado de corte e entidades ligadas ao setor acabam de criar o Serviço de Informação da Carne (SIC). “Estamos desenvolvendo uma campanha por meio do SIC para promover a carne vermelha, esclarecendo os consumidores sobre seu valor nutricional e desmistificando informações sobre os males agregados ao produto”, afirma o presidente do SIC, Antenor Nogueira. Segundo Nogueira, além da criação de um site – inaugurado oficialmente ontem em São Paulo – com todas as informações sobre a cadeia bovina, o SIC também promoverá ações de marketing em mídia ainda não decididas pelos coordenadores.

Os valores envolvidos no projeto não foram divulgados. Além disso, multiplicam-se as opções de cortes bovinos diferenciados como o vitelo pantaneiro e, agora, o Teen Beef. Trata-se de um produto elaborado pelo Grupo Campboi, do ramo de criação e processamento de carne bovina, que levou dois anos para ser desenvolvido. Os animais são higienizados, vacinados, vermifugados e pesados; têm anotados seus dados de origem, composição racial e é efetuada a padronização dos lotes que seguem, homogêneos, até o abate.

Dianteira parcial

Por enquanto, em termos de consumo per capita o boi continua à frente do frango. Segundo dados do Ministério da Agricultura e dos produtores, cada brasileiro consome 36,63 quilos de carne bovina por ano contra 33,7 quilos de frango. Mas, em termos de crescimento, as aves e os porcos já superam o boi. Enquanto o consumo de suínos e frango cresceu individualmente 6% em 2002, o de bovinos avançou apenas 1,3%, em relação ao ano passado. A inversão na preferência pelo frango em detrimento da carne bovina é marcada pela implantação do Plano Real em 94. Na época, o consumo per capita de frango era 18,3 quilos/ano contra 34,1 quilos/ano da bovina, segundo o ministério. Em 1995, com melhora na renda da população, o consumo subiu para 23,3 quilos de carne frango/ano – acompanhada também de um maior consumo de carne bovina, chegando a 36,3 quilos per capita. Depois de atingir um pico, em 1996, com o consumo médio de 38 quilos, as vendas internas de carne bovina vieram a retroceder nos anos seguintes.

Suínos e peixes

Desde setembro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a iniciativa privada, promove uma campanha nacional de incentivo ao consumo de carne suína. Trata-se do Fundo Nacional de Promoção da Carne Suína, ligado à Associação Brasileira de Criadores de Suínos. O objetivo do fundo é incentivar a recuperação do preço ao produtor, criar mecanismos para estocar o produto, aumentar os postos de vendas e o espaço de exposição da carne e seus derivados nos supermercados. Segundo os organizadores da campanha, o atual consumo de carne suína –12 quilos por habitante–, está muito abaixo do registrado por outros países, como a Alemanha, com consumo per capita de 57 quilos/ano. Estudos do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), indicam que a produção pesqueira mundial em 2010 variará entre 107 e 144 milhões de toneladas. Já o consumo humano variará de 74 a 114 milhões de toneladas.

Fonte: Panorama Brasil

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.