23.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 21 de abril de 2026

Brasil e China podem realizar ampla cooperação sobre álcool

09/11/2002 14h55 – Atualizado em 09/11/2002 14h55

O Brasil e a China poderão desenvolver ampla cooperação sobre álcool, nas áreas de produção, equipamentos e tecnologia, segundo informou hoje, em Brasília, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sergio Amaral, depois de reunir-se com o vice-ministro da Comissão Estatal de Planejamento da China, Zhang Guabao.

Guabao disse que há interesse na utilização do álcool como combustível, porque é do seu conhecimento que o Brasil tem conseguido “excelente” aplicação com a técnica desse produto. Por isso, ele disse que vai convidar empresários brasileiros do setor para visitar a China.

Amaral explicou que, inicialmente, os chineses estão interessados em elevar o percentual de álcool na gasolina. Numa segunda etapa, viria a produção de carros movidos à álcool. Isso, segundo ele, poderia aumentar as exportações do produto brasileiro para aquele país. Ele acrescentou que Guabao terá encontros com representantes do setor automotivo para conversar sobre intercâmbio comercial.

Amaral disse também que estão avançando as negociações sobre uma “joint-venture” entre Brasil e China para a montagem de aviões regionais da Embraer naquele país. Segundo o ministro, o mercado chinês tem potencial para absorver 400 dessas aeronaves.

Guabao destacou que os aviões da empresa brasileira que já operam em algumas regiões chinesas são muito elogiados. Ele enfatizou a importância do Brasil como país emergente e parceiro comercial e observou que atualmente a China importa, por ano, 18 mil toneladas de minério de ferro do Brasil, volume que vai aumentar, já que a expectativa é de que o Produto Interno Bruto do seu país cresça 7,8%, no próximo ano, contra 7%, em 2001. Guabao lembrou que, com isso, a China mostra que conseguiu superar a crise asiática.

Amaral disse também que o crescimento da China é bom para o Brasil, que pode contar com um parceiro comercial forte. Ele informou que, em 2001, as exportações brasileiras para aquele país aumentaram mais de 75% e continuam registrando elevação este ano.

Fonte MS Notícias

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.