07/11/2002 14h25 – Atualizado em 07/11/2002 14h25
Almir Satter apresenta o programa que vai ao ar na próxima segunda, dia 11, na Rede Globo, no intervalo do Jornal Nacional
“Cheguei a Bonito há 10 anos. A idéia era abrir uma mercearia, mas acabei fazendo um curso para guia de turismo, promovido pelo Sebrae/MS, e não parei mais”. Essas palavras são de Valdemir Martins, secretário municipal de Turismo de Bonito/MS, a 330 Km de Campo Grande. Ele foi um dos entrevistados no programa Parceiros do Brasil, produzido pelo Sebrae Nacional e que vai ao ar no próximo dia 11 de novembro.
Martins é um dos inúmeros exemplos de empresários e profissionais que iniciaram o trabalho de desenvolvimento turístico em Bonito, reconhecido como um dos destinos de ecoturismo mais procurados do Brasil. Segundo ele, em Bonito tudo é uma grande parceria, pois o segmento turístico agrega uma série de atores locais, instituições, governo e iniciativa privada.
Um dos diferenciais da cidade também está no critério de escolha do secretário de Turismo. O processo é feito através de eleição e o secretário é escolhido pelo trade turístico a partir de uma lista tríplice. Isto garante a seriedade e o comprometimento de todos com o plano de governo da Secretaria, de acordo com Martins.
Para ele, participar do programa Parceiros do Brasil ao lado de um ícone da cultura sul-mato-grossense, como Almir Satter, é gratificante e sinal de que está colhendo os frutos de um trabalho encarado com honestidade. “Tenho certeza que a cidade de Bonito ficará envaidecida ao ver o programa durante o Jornal Nacional”.
Para os próximos dois anos, Martins planeja captar recursos para fortalecer o turismo na região, melhorar o receptivo da Gruta do Lago Azul, reestruturar a Secretaria de Turismo, incluir o produtor rural na cadeia do turismo, através da feira do produtor e fazer um resgate da cultura local, por meio de festividades típicas, como a Festa da Guavira – fruta nativa –, que acontece nos dias 29 e 30/11 e 01.12.2002.
Almir Satter
Violeiro e ator, Almir Satter é um dos mais conhecidos músicos sul-mato-grossenses e o apresentador do Programa Parceiros do Brasil que vai contar a história do desenvolvimento do turismo na região de Bonito, em Mato Grosso do Sul. Segundo ele, as micro e pequenas empresas brasileiras é que fazem a geração de riquezas em todo o país. “Exemplos como estes apresentados no Parceiros do Brasil, vão estimular outras pessoas a participar do crescimento dos seus municípios”.
Para ele, a iniciativa é muito válida, pois demonstra que os pequenos negócios e os brasileiros de todas as regiões é que são os responsáveis pelo desenvolvimento do Brasil.
História de sucesso
Vanda Lúcia Perdigão, empresária em Bonito, é outro exemplo de parceiros do Brasil. “Estou vivendo um sonho… contar a minha história nesse programa é uma recompensa pelo trabalho e um mérito pela dedicação e carinho”, diz. Segundo ela, que é carioca e chegou a Bonito há oito anos, trabalhar no setor turístico é um aprendizado diário. “O turista procura confiança e afeto, porque ele está realizando um sonho e quando chega aqui está em busca de uma segunda casa”.
De acordo com a empresária, ser uma agente de transformação do seu município é motivo de orgulho e humildade, pois “devo isto àqueles que me ajudaram e ao Sebrae/MS que abriu muitas oportunidades para minha evolução”. Vanda diz que trabalhar com pessoas “é uma coisa maravilhosa… o turista elogia a hospitalidade e o carinho e isto estimula a trabalhar cada vez melhor… eu me dedico muito porque eu amo o que faço”.
Qualidade de vida e uma nova oportunidade profissional foram os motivos que levaram o publicitário carioca, Edson Perdigão, o Edinho, a fixar-se em Bonito há oito anos. “Comecei do nada, aparentemente Bonito não tinha projeção, mas me envolvi com a cidade e comecei a progredir”, explica Edinho, que hoje é empresário do ramo do turismo e proprietário da agência Natura Tour, especialista em ecoturismo e turismo de aventura.
Edinho iniciou as atividades no segmento como remador e foi o contato com as pessoas que despertou a vontade de participar do curso de guia turístico, promovido pelo Sebrae/MS em 1994. O empresário, que conseguiu superar as dificuldades, relata a satisfação de ser um dos casos de sucesso do programa Parceiros do Brasil: “o Sebrae é um grande parceiro e hoje tenho o reconhecimento da cidade, pois o meu trabalho é feito com o coração”.
Bonito
Com 17 mil habitantes, Bonito é conhecido pelas belezas naturais distribuídas entre grutas, rios de águas cristalinas, cachoeiras, flora e fauna abundantes. A profissionalização da atividade turística começou há 10 anos, por meio da ação conjunta do Sebrae/MS, Embratur, Senac/MS e Prefeitura Municipal que capacitaram cerca de 1.700 pessoas entre empresários, guias de turismo e outros profissionais. O resultado desse trabalho ocasionou um aumento de até 1000% na oferta de serviços ao turista, incluindo novos hotéis e restaurantes, exploração profissional dos atrativos e agências especializadas em ecoturismo.
Um dos destaques do setor, fica por conta do uso do voucher , que funciona como um passaporte que dá direito à visitação a locais escolhidos e foi a forma encontrada de controlar o acesso dos turistas, sempre com a presença de um guia especializado. Além dessa organização e controle, o voucher centraliza os pagamentos da visitação aos atrativos turísticos e o serviço dos guias nas próprias agências de turismo e protege o ecossistema frágil da região de Bonito.