04/11/2002 17h39 – Atualizado em 04/11/2002 17h39
Será aberta ao público no dia 9 de novembro, a partir das 8 horas, a exposição iconográfica histórica CESP 35 Anos. A exposição é um dos eventos programados pela Companhia Energética de São Paulo (CESP) para comemorar junto com a comunidade seus 35 anos de atividades, completados dia 5 de dezembro de 2001. Até dia 28 de novembro a mostra estará no Restaurante Universitário da Faculdade de Presidente Epitácio, na rua Pernambuco, 17-05. A mostra contará com monitoria e ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. Fora desse horário, visitas de grupos podem ser agendadas pelos telefones (18) 3742-3111, 3742-2207 e 3743-7277. Entre os dias 2 e 6 de dezembro, a exposição da CESP poderá ser visitada na agência Banespa, na rua Fortaleza, 7-08, no horário de funcionamento da agência.
A exposição é itinerante de forma a interagir com os principais municípios da área de influência da CESP. Na Capital, a exposição histórica ficou montada no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, durante 40 dias, e na Estação República do Metrô, por 30 dias. Em maio a comunidade de Paraibuna conheceu a exposição, que ficou montada na Casa da Cultura daquele município durante um mês. Em Ilha Solteira, a mostra ficou montada durante 50 dias, no Espaço Criativo. Em Três Lagoas, a exposição esteve montada durante quase 30 dias. O próximo município a receber a exposição será Rosana.
Maior do Estado
A CESP hoje é a maior geradora de energia do estado de São Paulo, e a terceira maior do País. Tem 7.235,3 megawatts (MW) de potência instalada, distribuídos por seis grandes usinas hidrelétricas. São elas: Ilha Solteira, com 3.440 MW, Engenheiro Souza Dias (Jupiá), com 1.551,20 MW e Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera), com 1.320 MW, as três no rio Paraná; Três Irmãos, com 807,5 MW, no rio Tietê; Paraibuna, com 85 MW, no rio Paraibuna, e Jaguari, com 27,6 MW, no rio Jaguari.
Mas a história da Empresa começa no século XIX, início da eletrificação no Brasil. A exposição resgata imagens e fatos daquele período, chegando até os dias atuais, mostrando a evolução do patrimônio técnico da CESP e a grande influência da Empresa para o desenvolvimento do Brasil e do Estado de São Paulo.
Pesquisa histórica
A reflexão histórica é um dos mais importantes caminhos para se compreender momentos de crise, como o recente racionamento de eletricidade no Brasil. A exposição CESP 35 Anos, ao analisar a história da Empresa, traz importantes elementos para enriquecer a compreensão do momento que atravessamos.
A exposição foi organizada pela Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo (FPHESP), com base em extensa pesquisa em seu acervo. Os 16 painéis apresentados trazem fotografias dos séculos XIX e XX; recortes de jornais, charges e anúncios publicitários de época; histórias de personagens e personalidades ligadas ao setor elétrico; mapas, e literatura nacional.
Entre as mais de oitenta imagens, destacam-se uma foto da inauguração da Usina Hidrelétrica do Corumbataí, na cidade de Rio Claro (SP) em 1900; um selo postal de 1958 relativo à Usina Lucas Nogueira Garcez (Salto Grande) e um pergaminho comemorativo do início das obras civis da Usina Ilha Solteira em 1965.
Uma cronologia mostra ao leitor os caminhos de mais de um século de história. Ainda pouco explorado pela historiografia nacional, o estudo das origens e expansão da eletricidade no Estado de São Paulo é uma importante contribuição científica que proporcionará o entendimento de questões relacionadas ao presente e ao futuro do País.
Os temas desenvolvidos nesta exposição incluem:
· As origens da eletricidade em São Paulo
· Desenvolvimento institucional da CESP
· 35 Anos de hidrelétricas da CESP
· Panorama histórico e energia elétrica
· Personalidades da história da CESP
· Os barrageiros, construtores de hidrelétricas
· CESP: a terceira geradora do País
· Meio ambiente
· O caminho da energia: geração, transmissão e distribuição
· O Salto de Urubupungá
· Anos 1970 e 1980: excelência técnica
· Hidrovia Eng. Catullo Branco (Tietê-Paraná)
· Cronologia