22.2 C
Três Lagoas
sábado, 18 de abril de 2026

Jornais europeus mudam tom de análise

25/10/2002 15h46 – Atualizado em 25/10/2002 15h46

Após meses sucessivos de notícias e análises pessimistas sobre a economia brasileira, alguns jornais europeus mudaram o tom e refletiram ontem a melhora do ânimo dos mercados do País nos últimos dias. O britânico Financial Times, por exemplo, afirma que “o pessimismo com o Brasil pode ser exagerado”. Segundo o diário britânico, muitos investidores estrangeiros tendem “a exagerar as similaridades entre o Brasil e a Argentina”.

O País, observou o FT, ainda tem várias opções antes de ser forçado a reestruturar a sua dívida ou anunciar uma moratória. “O Brasil poderia, por exemplo, aceitar uma inflação mais alta do que a previsão de 7% para 2002”, afirmou. “E poderia reestabelecer controles de capital para aliviar a pressão sobre a moeda local, ajudando a conter novos aumentos nos pagamentos da dívida”.

O jornal britânico salienta também que “os investidores talvez tenham subestimado a extensão da mudança ocorrida dentro Partido dos Trabalhadores, que se livrou de boa parte da sua bagagem ideológica de esquerda e adotou políticas mais pragmáticas”.

Fonte: Jornal da Tarde

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.