03/10/2002 11h19 – Atualizado em 03/10/2002 11h19
Caças norte-americanos e britânicos patrulhando a zona de exclusão aérea no sul do Iraque atacaram um centro de defesa aérea do Exército iraquiano ao sudeste de Bagdá hoje, disse o Exército dos Estados Unidos.
O ataque aconteceu às 12h30 (5h30 de Brasília) contra um centro de operações de defesa aérea perto de Tallil, cerca de 260 quilômetros a sudeste de Bagdá, disse num comunicado o Comando Central dos EUA em Tampa, Flórida.
O comando disse que o ataque foi uma resposta a tentativas de derrubar caças com mísseis e artilharia antiaérea.
O porta-voz do Pentágono declarou que o alvo era um centro de comunicações militares para vigilância por radar e abrigava mísseis antiaéreos na zona de exclusão aérea no sul do país.
A frequência de ataques aéreos contra o Iraque tem oscilado na última década, desde a Guerra do Golfo (1991), mas eles aumentaram drasticamente nos últimos meses com a crescente especulação de uma invasão dos EUA ao Iraque para derrubar o presidente Saddam Hussein -acusado por Washington de desenvolver armas de destruição em massa.
As zonas de exclusão aérea, que Bagdá não reconhece, foram impostas para proteger um enclave curdo no norte e muçulmanos xiitas no sul iraquiano de possíveis ataques do governo de Saddam.
Fonte: Reuters