27 C
Três Lagoas
quinta-feira, 8 de maio de 2025

Pesquisa confirma efeitos analgésicos da maconha

30/09/2002 13h00 – Atualizado em 30/09/2002 13h00

Uma pesquisa testou recentemente remédios à base de cannabis (tipo de planta da qual é feita a maconha) e confirmou as fortes propriedades analgésicas da droga.

A empresa GW Pharmaceuticals ganhou autorização do governo da Grã-Bretanha para testar remédios à base de maconha em 34 pacientes com esclerose múltipla, problemas na medula espinhal ou outros males que provocam dor severa.

Nenhum dos 34 pacientes respondia bem aos medicamentos convencionais. Mas 28 dos pacientes que usaram remédios à base de cannabis alegaram alívio da dor e contaram ter tido um sono mais tranqüilo.

Cada paciente recebeu três diferentes tipos de remédios, que continham níveis diferentes de cannabis.

Pesquisa

A pesquisa foi conduzida por Willy Notcutt, de seu centro de dor do Hospital James Paget Hospital, na Grã-Bretanha.

“Os participantes do estudo sofrem de dor severa, que domina as suas vidas. As melhoras proporcionadas pela maconha foram significativas, se levarmos em conta a gravidade do quadro desses pacientes”, explicou o médico.

Para o Notcutt, um dos maiores benefícios do tratamento foi o fato de os pacientes passarem a dormir melhor depois de ingerir os medicamentos – o que traz melhoras significativas em sua qualidade de vida e na de sua família.

O médico lembra que mais estudos, com um número maior de pacientes, são necessários para comprovar os benefícios da droga.

“Mas, até o momento, os números obtidos pelo estudo são mais do que satisfatórios para pacientes com dor severa”, disse Geoffrey Guy, diretor da GW.

A empresa espera divulgar mais resultados até o fim do ano e prevê para os próximos anos o lançamento de medicamentos à base de maconha no mercado.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.