28/09/2002 13h33 – Atualizado em 28/09/2002 13h33
28/09/2002
Dezenas de milhares de britânicos marcharam hoje em Londres contra uma ação militar no Iraque, como o premiê britânico, Tony Blair, e o presidente norte-americano George W. Bush desejam.
Segundo os grupos organizadores Coalizão Pare a Guerra e Associação Muçulmana do Reino Unido, havia cerca de 100 mil pessoas na passeata, que passou pelo Parlamento britânico no centro da capital. A polícia estima o número de participantes em 15 mil pessoas.
A manifestação reuniu diversas organizações e indivíduos –de membros “rebeldes” do Partido do Trabalho a líderes religiosos, artistas, intelectuais, defensores dos direitos humanos e veteranos da Guerra do Golfo.
“Nossa mensagem para os governos norte-americano e britânico é que eles seriam muito bobos em desafiar uma coalizão com esse tamanho e diversidade”, disse o porta-voz do grupo no começo da marcha.
Blair é o principal aliado dos Estados Unidos no plano de tirar o presidente iraquiano Saddam Hussein do poder. Os dois países ocidentais tentam obter a aprovação do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) para atacarem o país árabe.