27/09/2002 22h30 – Atualizado em 27/09/2002 22h30
O Tribunal Superior Eleitoral deferiu, na sessão de quarta-feira (25), o pedido de força federal para garantir a normalidade das eleições 2002 em 38 municípios do Piauí. O TSE também deve aprovar o pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, no sentido de de força federal para Teresina, Ilha Grande e Bom Princípio.
O Pleno do TRE decidiu que caberá ao Exército fazer a segurança dos locais de votação na capital, sendo que os policiais militares que trabalhariam em Teresina serão deslocados para os municípios do interior. O comandante da Guarnição do Exército no Piauí, coronel Silfran Martins de Souza, adiantou que serão disponibilizados 1.200 homens para a Justiça Eleitoral (ver matéria).
O presidente do TSE, Ministro Nelson Jobim, comunicou ao presidente do TRE do Piauí, desembargador João Batista Machado, que o processo administrativo solicitando força federal para 38 municípios do Estado teve parecer favorável do relator, ministro Fernando Neves e foi aprovado pelo Tribunal.
“Nós estamos aguardando apenas a confirmação das forças federais para as demais cidades para as quais já foram aprovadas pelo TRE para tomarmos as devidas providências. Amanhã (hoje) mesmo teremos uma reunião com o coronel comandante do 25 BC (25º Batalhão de Caçadores, sediado em Teresina) para definirmos como será feita a segurança pelo Exército”, explicou Machado. A reunião, segundo o comandante Silfran Martins de Souza, está marcada para às 11h de terça-feira.
1.200 homens do Exército participarão
Além do Exército, as Polícias Federal e Militar também vão atuar nas eleições. Serão 1.200 homens do Exército – 300 do 25º BC, em Teresina, e 900 vindos de batalhões de Fortaleza, Crateús (CE) e São Luis (MA), segundo adiantou o comandante do 25º Batalhão de Caçadores, coronel Silfran Souza.
O coronel explica que o Ministério da Defesa ainda não o comunicou oficialmente da decisão do TSE, mas que o Exército está mobilizado para atender ao chamado da Justiça Eleitoral.
A Polícia Militar vai empregar 3.800 homens no interior e outros 390 na capital, a partir do dia 2 de outubro, de acordo com o plano de segurança denominado “Operação Eleição 2002”, entregue ao presidente do TRE, desembargador João Batista Machado, pelo comandante-Geral da PM, coronel Manoel Paz e Silva.
O superintendente da Polícia Federal no Piauí, Carlos Rogério Ferreira Cota, também já entregou ao TRE o plano de operação para as eleições, que vai mobilizar 81 agentes federais, sendo que 20 atuarão na fiscalização do pleito eleitoral em Teresina. (PP)
Confira a relação dos municípios fiscalizados por tropas federais
Parnaíba, Barras, Boa Hora, Cabeceiras do Piauí, Campo Maior, Picos, São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, Dom Inocêncio, São Lourenço do Piauí, União, Miguel Alves, São João do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, João Costa, Pedro Laurentino, Petrônio Portela, Ribeira do Piauí, Luzilândia, Joca Marques, Madeiro, Altos, Coivaras, Pau D’arco, Canto do Buriti, Brejo do Piauí, Pajeú do Piauí, Tamburil do Piauí, Beneditinos, Conceição do Canindé, Itaueira, Flores do Piauí, Pavussú, Rio Grande do Piauí, Caracol, Guaribas, Teresina, Bom Princípio e Ilha Grande (os três últimos municípios ainda não tiveram os pedidos deferidos pelo TSE)