26/09/2002 11h21 – Atualizado em 26/09/2002 11h21
Tropas francesas começaram a retirar todos os estrangeiros que foram surpreendidos na cidade de Bouake, a segunda maior da Costa do Marfim, por um levante militar que dura uma semana.
“Estamos diante de um sério risco de crise em Bouake, onde há a possibilidade de confrontos”, disse hoje a ministra Michele Alliot-Marie a um canal de televisão. “A partir desta manhã, decidimos pela retirada de todos os estrangeiros que desejam sair da cidade”.
Ela informou que existem cerca de 700 estrangeiros que pretendem sair de Bouake, e o número de pessoas que querem deixar a região continua subindo. Soldados franceses estabeleceram sua base em uma escola onde estavam crianças e jovens norte-americanos, que já foram retirados em segurança do local.
“Estamos em contato com o governo da Costa do Marfim e com os rebeldes, a fim de expormos precisamente nossas intenções, que são as de retirar nossos cidadãos e estrangeiros sem nos envolvermos no conflito”.
Os soldados rebeldes da Costa do Marfim disseram hoje que concordam com um cessar-fogo de 48 horas para permitir que tropas francesas retirem os estrangeiros residentes no país africano.
“Esse cessar-fogo é somente para permitir a retirada dos estrangeiros. Fizemos um acordo com a França, não com os inimigos”, disse um porta-voz dos rebeldes.
Fonte: Folha Online