28.1 C
Três Lagoas
sábado, 10 de maio de 2025

BATAGUASSU:Mendigos criam transtornos para empresários

26/09/2002 13h29 – Atualizado em 26/09/2002 13h29

A falta de uma administração responsável, que seja comprometida com as necessidades da comunidade do município, proporciona que dezenas de mendigos, vivem e andam livremente pela cidade, causando transtornos para os empresários que pagam rigorosamente seus impostos.

É comum presenciá-los virando lata, remexendo lixo, sujando as ruas do município, sem receber o mínimo de atenção da Secretaria de Assistência Social. No período noturno, sem ter para onde ir reúnem-se nas varandas dos escritórios das empresas de leilões, instaladas no pátio do posto Prudentão, local que fazem grande algazarra, se agridem mutuamente, ingerem bebidas alcoólica, além fazerem necessidades fisiológicas e muitas vezes, sexo livremente, sem o menor pudor, sentido-se como se o local fossem realmente suas casas.

Essa falta de atenção por parte do prefeito Ailton Pinheiro, evidencia o descaso a comunidade carente e pobre. Talvez, o prefeito não sabe, e sua assessoria muito menos, que muitos dos mendigos encontram-se naquela situação por falta de oportunidade de emprego e orientação. Ninguém deseja viver em situação de abandono, jogado pelas calçadas e varandas de escritórios e bares. “Todo ser humano deseja para si uma vida digna, e para que isso aconteça, a administração, tem que fazer o mínimo de sua parte, para proporcionar fontes de trabalhos. Infelizmente a atual administração mostrou que não tem preocupação com os problemas da pobreza que vive na cidade.

Caso o prefeito Ailton Pinheiro, tivesse compromisso com o desenvolvimento do município, fomentava frente de trabalho, com projetos de desenvolvimento industrial, para aproveitar o potencial da região, só assim, os mendigos, adultos, e principalmente os jovens, teriam suporte para preparar os dias futuro, comentou Álvaro Pereira Júnior, empresário, diretor da Ponteio Leilões.

De acordo com Álvaro Pereira, tradicional leiloeiro na região de Bataguassu, na varanda do seu escritório toda manhã, é comum a secretária limpar, sujeira dos mendigos que repousam. “É incrível, mas um dia as paredes do escritório estava todas ensangüentadas devido briga ocorrida durante a noite”, comentou.

Para Geraldo Garcia, comprador de boi na região, os mendigos vivem naquela penúria, devido a uma falta de triagem adequada. “Na minha humilde opinião, a prefeitura, deveria realizar um cadastro dos mendigos, e saber se são natural de Bataguassu, os que não forem, devem fazer o encaminhamento para junto de seus familiares, seja qual cidade for. Acredito que muitos ficam na cidade por não conseguir carona para voltar a sua cidade de origem”, salientou.

Segundo Valdir Caetano Viana, no município de Bataguassu, tem muita coisa errada. “Esse problema de mendigos, acredito ser de responsabilidade do prefeito. Ele, tem uma Secretaria de Assistência Social, que aparentemente não está justificando porque existe”, ressaltou.

Vale ressaltar que no local existem três hotéis, e é um grande ponto de concentração de viajantes, turistas e pecuaristas. Dessa forma, quem chega na cidade, principalmente à noite, depara-se com cenas chocantes proporcionadas por pessoas que, se tivessem um pouco de assistência, carinho e respeito, com certeza elas não estariam ali.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.