35.9 C
Três Lagoas
sábado, 13 de setembro de 2025

Escritores Guimarães Rocha e Rubênio Marcelo assumem vagas na Academia

25/09/2002 13h34 – Atualizado em 25/09/2002 13h34

Gutemberg Honorato de Moura

23/9/2002

O escritor e poeta, cantor, compositor e “performer” Guimarães Rocha e o escritor-artista, poeta e músico Rubenio Marcelo, ocuparão, respectivamente, as cadeiras quatro e 35 na Academia Sul-Mato-grossense de Letras. A solenidade para transferência de deveres e direitos, será no dia 27 próximo, às 20h nas dependências da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Campo Grande.

Guimarães Rocha é simplesmente inusitado. O seu fazer cultural é

surpreendente, interferindo a toda hora no que desafortunadamente se pode chamar “rotina cultural” em Mato Grosso do Sul. Artista de carreira consolidada, prossegue como um talento sempre emergente.

Executou em agosto do ano passado, dois recordes: a) o maior tempo de declamação de poesias inéditas e de autoria do próprio declamador; b) a maior quantidade de lançamentos de livros (15 obras, Coleção Recorde, vasculhando o ilimitado universo humano) com poesias inéditas, pelo próprio autor, num único dia, seguidos de distribuição gratuita dos exemplares – e ainda um destaque internacional: o primeiro policial poeta a estabelecer recordes poéticos em todo o mundo. Capitão PM, professor, idealizou e colocou em prática projetos como “A Noite da Poesia”, “Arte de Escrever e a Prática de Leitura”, “Em Cada Esquina uma Poesia” e “O Escritor na Escola”.

Lançou no início de 2001, o CD “Encanto”. Pertence à Academia de

Literatura e Estudos de Corumbá, desde 1984.

Rubênio Marcelo é também um notável. Advogado, Engenheiro,

grandemente versátil, prevalecem nele as vertentes da literatura, da música e da poesia. Já lançou dois CDdocument.write Chr(39)s Musicais e publicou três Livros, sendo o último “Estigmas do Tempo”. Natural de Fortaleza, reside atualmente em Campo Grande/MS. Escreve para o Jornal Cultural “Arauto”, da Associação dos Escritores de MS. É correspondente de vários jornais e revistas representativas de classes. Escreve nos sites: AVBL, Jornal da Poesia, Oficina do Pensamento, Magriça – Noctívaga e outros. Recebeu as premiações nacionais: Festival Nacional Andorinha de Poesia – RJ – (3º lugar); Prêmio DIRECTV “A Liberdade está em suas Mãos”; e Prêmio Metrô de São Paulo (I Concurso de Literatura de Cordel)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.