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quarta-feira, 30 de abril de 2025

BATAGUASSU: Terminal Portuário será entregue final de setembro

11/09/2002 18h33 – Atualizado em 11/09/2002 18h33

As obras do Terminal Portuário, que está sendo construído no rio Pardo, à esquerda da rodovia MS 395, já esta em fase de acabamento, devendo ser entregue oficialmente á comunidade, até o final do mês de setembro.

Com este empreendimento entrando em operação, o município de Bataguassu, sem duvida vai viver uma outra realidade. Mesmo porque, a atual administração do município deixa muito a desejar, principalmente no tocante de despertar interesse nos empresários para realizar investimentos e conseqüentemente gerar emprego no município. Pelo que se sabe, não existe nenhum programa por parte da prefeitura para buscar parcerias com empresários que queiram investir no município.

ESTRUTURA

Outro detalhe importantíssimo e que chama a atenção é as ruas da cidade, que em alguns locais se encontra em estado de abandono, evidência a falta de compromisso, com a comunidade.

A malha asfáltica, muita fina poderá não resistir o peso das carretas carregadas de grãos, que passarão pelo eixo da cidade, por não existir ainda anel viário, para desviar o tráfego pesado da região urbana e na região do posto Prudentão.

Além disso falta estrutura de hotéis, restaurantes e o comercio em geral. Todos esses setores terão que se adequar para comportar fluxos de turistas, motoristas e empresários que terão de permanecerem na cidade para realizar negócios e embarcar de grãos, no Terminal Portuário.

As obras do terminal, iniciaram em 20 de março, está sendo construída em um local alagado, que no período de chuvas, segundo a engenheira responsável, Sany Regina Martins, só entra com trator devido ser uma região pantaneira, “brejeiro”. “Caso as autoridades não cuidar do acesso da rodovia até o terminal, muitos veículos terão problemas devido ser atoleiro, em volta do terminal”.

Para preparar o solo e construir o armazém foram necessários 40 mil metros cúbico de terra vermelha para fazer a compactação. As obras foram executadas durante 24 horas, não paramos. Os funcionários trocavam turno de 8 em 8 horas, inclusive, até o momento o governo do Estado, não viabilizou energia elétrica para o terminal, estamos construindo com energia de um gerador”, comentou Sany, que acrescentou. “Esta obra faz parte do acordo de compensação da Cesp, pelos prejuízos causados com a formação do lago da usina Sérgio Mota, em Porto Primavera, sendo liberado R$ 6,8 milhões, ao Governo do Estado”.

CAPACIDADE

O armazém gira em torno de 3.000m2, com capacidade de armazenar l4 mil toneladas, podendo embarcar 200 toneladas horas.

De acordo com a engenheira responsável, Sany Martins, o canal do rio Pardo, devido sua profundidade, só poderá ser operado por embarcações de chatas. “O Calado é apenas de seis metros, e vai integrar o complexo Tietê/Paraná. Vale ressaltar que esta obra poderá ser ampliada para outros tipos de embarcações, mas atualmente somente será feito embarcação de grãos”, finalizou.

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