18/08/2011 06h57 – Atualizado em 18/08/2011 06h57
Correio do Estado
Uma atuação ruim do Santos, uma arbitragem do mesmo nível, foram pano de fundo para a virada do Coritiba na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O alvinegro contou com dois gols de Borges, o mesmo que desperdiçou um pênalti duvidoso marcado em Neymar, e viu o adversário não se intimidar e vencer o jogo por 3 a 2.
A derrota leva o campeão da Libertadores para a zona de rebaixamento e faz a torcida do Santos vaiar o time após o jogo.
Jeci, Marcos Aurélio e Léo Gago foram os responsáveis pelos gols da vitória e impediram maiores críticas ao árbitro, Antônio de Carvalho Schneider, por não marcar penalidade de Rafael em Leonardo, no lance mais polêmico da partida, quando o jogo estava empatado em 2 a 2.
O juiz abusou dos cartões, distribuiu 14 amarelos (5 para o Santos e 9 para o Coritiba), e expulsou Pará, aos 30 minutos do segundo tempo, e Edu Dracena, 15 minutos depois.
O Santos entrou em campo na zona de rebaixamento por conta dos resultados da rodada, e se comportou como um time merecedor da situação no primeiro. Passes errados, poucas finalizações, e uma morosidade de vários jogadores em campo prejudicaram demais a equipe.
Nem mesmo o gol de Borges logo aos 4 minutos serviu para animar o time. O Coritiba jogava com tranquilidade, tinha espaço e se tornava cada vez mais ameaçador.
A desatenção santista em campo ficou nítida no gol de empate dos visitantes marcado por Jeci, aos 34 minutos, aproveitando vacilo defensivo do adversário e encobrindo Rafael com uma cabeçada.
Apesar do primeiro tempo ruim, a pequena torcida do Santos engoliu as vaias no intervalo e preferiu o silêncio. A mesma postura foi adotada pelos jogadores santistas, calados ao caminharem para os vestiários.
O Santos voltou a campo com o mesmo desânimo característico da primeira etapa, e outra vez de nada adiantou o gol de Borges. Desta vez, marcado aos 11 minutos.
Dedicado, o Coritiba seguiu persistente e chegou ao empate, aos 20 minutos, em uma jogada da dupla de ataque Leonardo e Marcos Com espaço de sobra em campo, após a expulsão de Pará.
O Coritiba teve novas chances de gol, e saiu com a merecida vitória com o tento marcado por Léo Gago, aos 42 minutos. Fim de jogo na Vila: 3 a 2 para o Coritiba.Aurélio, jogadores que entraram no intervalo da partida nos lugares dos atacantes Anderson Aquino e Bill.