22/09/2011 07h13 – Atualizado em 22/09/2011 07h13
Correio do Estado
Com boa atuação, principalmente no segundo tempo, o Fluminense venceu o Avaí, por 3 a 1, nesta quarta-feira, no Engenhão, e confirmou sua ascensão no Campeonato Brasileiro. O time carioca conquistou a décima terceira vitória na competição, quinta nas últimas seis partidas, e se manteve na zona de classificação para a Libertadores-2012. O Tricolor foi a 40 pontos e permanece em quinto lugar. Já a equipe catarinense, em 19ª colocação, com 22 pontos, completou cinco rodadas sem vencer e continua na zona de rebaixamento.
O Fluminense entrou em campo com uma surpresa no ataque. O técnico Abel Braga colocou Rafael Sóbis ao lado de Fred. Ciro, que vinha atuando ao lado do capitão há cinco rodadas, não foi escalado nem para ficar no banco. E o treinador conseguiu surpreender o adversário. Aos cinco minutos, em uma jogada que começou nos pés de Sóbis, saiu o primeiro gol Tricolor, marcado por Fred. Mas o Avaí, rápido nos contra-ataques, igualou o placar três minutos depois. Dez minutos antes de terminar o primeiro tempo, o capitão do Flu, em impedimento, fez seu segundo gol e colocou novamente os cariocas à frente no marcador.
O primeiro tempo no Engenhão foi marcado pela superioridade do Fluminense, enquanto o Avaí errou muitos passes e chegou menos ao gol adversário. Com maior posse de bola e mais presente no ataque, o time carioca saiu para o intervalo com a vitória parcial.
O Fluminense voltou melhor no segundo tempo. A marcação em cima do meio-campo Lincoln, o melhor em campo do Avaí, ficou mais forte e as jogadas mais rápidas. Aos 2min, Marquinho arriscou de longe e mandou na trave do goleiro Felipe. Em vantagem no placar, o time carioca passou a atuar nos contra-ataques.
Insatisfeito com o rendimento da equipe catarinense, o técnico Toninho Cecílio mudou o Avaí. O volante Bruno, que já tinha recebido cartão amarelo na partida, foi substituído por Fabiano, que tem melhor saída de campo e deixou a equipe mais ofensiva. Outra mudança foi a de Maurício no lugar de Cléverson, que estava apagado no jogo.
Sóbis fez uma ótima partida. O atacante teve uma ótima chance de aumentar o placar aos 7min, com um chute forte em cima do goleiro Felipe. Na sequência do lance, Marquinho tentou aproveitar o rebote, mas jogou para longe. Depois, aos 25min, Sóbis, novamente, deixou Lanzini na cara do gol, mas o argentino chutou para fora. Um pouco apagado em campo, Abel Braga tirou Lanzini, que saiu ovacionado pela torcida, e colocou Deco, que estava há 13 partidas sem atuar pelo Tricolor. Outra mudança no Fluminense foi Martinuccio no lugar de Rafael Sóbis. E as substituições fizeram efeito quatro minutos depois: Deco passou para Mariano, que fez um cruzamento rasteiro para Martinuccio chutar para o fundo do gol do Avaí. Foi o primeiro gol do argentino no Fluminense.
O terceiro gol Tricolor desmotivou o time catarinense, que até tentou ir para cima, mas não conseguiu diminuir o placar. E a torcida, que prestigiou o time, fez a festa no Engenhão com pó de arroz e gritos de ‘olé’