22/12/2011 16h27 – Atualizado em 22/12/2011 16h27
Mudanças nas embalagens da linha Chamex rendem seis prêmios à International Paper
As linhas de papéis não revestidos para imprimir e escrever mais vendidas do Brasil são reconhecidas após inovações de layout e embalagem
Assessoria de Comunicação
A estratégia da International Paper América Latina (IP), de desenvolver novas embalagens para suas linhas de papéis Chamex e Chamequinho, rendeu à empresa diversos prêmios este ano. As alterações no layout – e no caso do Chamex também na abertura da embalagem – fizeram com que as marcas conquistassem em 2011 seis títulos em quatro premiações diferentes.
Dois desses prêmios foram anunciados recentemente. Concorrendo com a caixa do Chamequinho e envoltórios Chamex, a IP recebeu o troféu Roberto Hiraishi, no Prêmio Brasileiro de Embalagem (EMBANEWS 2011) – categoria Tecnologia & Qualidade. Já na 19ª edição do Prêmio Qualidade Flexo Prof. Sérgio Vay (ABFLEXO – 2011), o papel Chamex recebeu dois prêmios: ficou em primeiro lugar na categoria banda larga, filme flexível, traço/reticulado, 8 cores; e em terceiro lugar na categoria banda larga, filme flexível, cromia, 8 cores.
Além desses prêmios, a linha Chamex também foi reconhecida este ano no prêmio Melhores Marcas, da Revista Lojas, e também no prêmio Embalagem Marca – melhores cases de embalagem, promovido pela revista Embalagem Marca.
AS MUDANÇAS
As novas embalagens dos papéis Chamex chegaram aos consumidores em junho de 2011, trazendo como novidades o processo “abre fácil”, tecnologia exclusiva da International Paper. O novo sistema, chamado de Microdots, consiste em micropontos de ar que auxiliam o processo de selagem da embalagem, tornando mais fácil a abertura da resma. Além disso, as novas embalagens do Chamex Office e Chamex Multi trazem o selo “99,99% livre de atolamento do papel” – resultado de testes realizados nos laboratórios da IP no Brasil e nos Estados Unidos, que reafirmam a alta performance tanto em impressoras de alto volume quanto em impressoras de uso doméstico.
O Chamequinho também recebeu nova aparência. A embalagem continua transparente e 100% reciclável e o mascote do produto ganhou traços mais arredondado. O papel está disponível em pacotes de 100 folhas no formato A4 e em seis cores (branca, amarela, marfim, azul, rosa e verde), além do reciclado.
Todo o layout das embalagens foi trabalhado pela área de Marketing de Produtos da IP em parceria com uma agência de design especializada em embalagens, a Team Creatif. Já a tecnologia Microdots foi desenvolvida pela empresa gráfica Teruel. Para a elaboração, em janeiro deste ano foi realizada uma pesquisa com consumidores dos mais variados perfis.
SOBRE AS MARCAS
Criada há 40 anos, a linha Chamex é produzida nas três fábricas da International Paper no Brasil e exportada para cerca de 50 países pelo mundo, sendo que na América Latina está presente em aproximadamente 85% dos países.
A marca possui cinco variantes de produtos. São eles: Chamex Office, Multi, Super, Eco e Colors. As gramaturas são de 75 e 90 gramas (Super) e de tamanhos diversos, indo desde A4, Carta, Ofício até A3.
Sua embalagem é 100% reciclável e a produção do papel é feita a partir de florestas 100% plantadas e renováveis, certificadas pelo Cerflor, sistema brasileiro de certificação florestal, gerenciado pelo Inmetro e reconhecido internacionalmente pelo PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification).
Já a linha Chamequinho está no mercado desde 1979 e é direcionada aos estudantes e educadores. Ela está disponível em pacotes de 100 folhas no formato A4 nas cores: branca, reciclado e colorido (amarelo, marfim, azul, rosa e verde). O site da marca (www.chamequinho.com.br) conta com o espaço Clube do Chamequinho, com conteúdo desenvolvido especialmente para crianças e para auxiliar os professores.
SOBRE A IP
A International Paper é uma empresa global na produção de papéis não revestidos e embalagens, com operações na América do Norte, Europa, Rússia, América Latina, Ásia e norte da África. Seus negócios também incluem a Xpedx, sua empresa de distribuição na América do Norte. Sediada em Memphis, nos Estados Unidos, a companhia emprega cerca de 59.500 pessoas em mais de 24 países, e atende clientes no mundo inteiro. O faturamento líquido de 2010 foi superior a US$ 25 bilhões.
No Brasil, a International Paper possui aproximadamente 2.600 profissionais e seu sistema integrado de produção é composto por três fábricas: duas no Estado de São Paulo e uma no Mato Grosso do Sul. Seus produtos, as linhas de papéis para imprimir e escrever Chamex e Chamequinho e a linha gráfica de papéis Chambril, são produzidos a partir de florestas 100% plantadas e renováveis, certificadas pelo Cerflor, Sistema Brasileiro de Certificação Florestal gerenciado pelo Inmetro e reconhecido internacionalmente pelo PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification). A Companhia também possui a certificação FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal), reconhecida como um “selo verde” e presente em mais de 75 países. Além dessas duas certificações, a International Paper é a primeira empresa da América Latina a receber a certificação Ecolabel Flower, reconhecida em toda União Europeia e que atesta o bom desempenho ambiental dos produtos industrializados e serviços.
