23.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de abril de 2024

Dique se rompe e ao menos 8 morrem afogados na Bulgária

06/02/2012 16h29 – Atualizado em 06/02/2012 16h29

Casa é destruída após o rompimento de um dique provocado pelo derretimento da neve, na cidade de Biser

Elisângela Ramos

o menos oito pessoas morreram afogadas nesta segunda-feira na pequena localidade búlgara de Biser pela ruptura de um dique de um reservatório causada por uma onda gigante, provocada pelo degelo. “Os corpos dos três homens, de idades entre 60 e 90 anos, foram recuperados pelas equipes de resgate e, segundo os primeiros indícios, os três morreram afogados”, declarou a prefeita de Biser, Zlatka Angelova, à agência búlgara BTA.

Segundo a prefeita, uma onda de quase 3 m inundou mais de 90% da cidade, para onde foram enviadas várias equipes de resgate da Defesa Civil e do Exército. Nessas operações, também participaram dois helicópteros militares e quatro automóveis blindados. Horas mais tarde, as equipes do resgate encontraram sob os escombros das casas parcialmente destruídas um quarto corpo, segundo confirmaram à EFE fontes do Ministério do Interior.

Até o momento, foram resgatadas mais de 120 pessoas que conseguiram escapar subindo nas partes mais altas de suas casas, já que a água deixou alagados os andares mais baixos dos prédios. Cerca de uma dezena de pessoas estão desaparecidas.

Além disso, um homem e uma mulher de meia idade morreram quando o carro no qual estavam caiu em um barranco após a ponte da estrada principal perto da cidade de Harmanli se romper, atingida pelas águas de um rio que havia transbordado. Horas mais tarde equipes de Defesa Civil encontraram outro veículo com seus dois ocupantes, homens de meia idade, afogados. Aparentemente, haviam tentado abandonar o povoado de Borislavtsi, na mesma região, também inundado.

Enquanto isso, na região próxima de Kardzali existe o risco que se rompam os diques de onze açudes que estão transbordando após ultrapassar sua capacidade máxima. Todo o sul da Bulgária está em alerta máximo e três regiões declararam estado de emergência por causa das diversas inundações causadas pelo degelo da grande quantidade de neve que caiu durante a onda de frio intenso que atingiu os Bálcãs e outras partes da Europa. A esse quadro se acrescentaram fortes chuvas após a alta das temperaturas, deixando várias estradas intransitáveis.

Os meteorologistas previram uma forte queda das temperaturas nos próximos dois dias, além de novos temporais. Os especialistas advertiram que uma nova camada de até 50 cm de neve e ventos vindos do nordeste também devem provocar mais geada.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.