27.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Consórcios pedem emendas para investimento em municípios

09/04/2013 07h50 – Atualizado em 09/04/2013 07h50

Consórcios cobram emendas de bancada para investimento nos municípios

O presidente da Assomasul reivindicou emendas de bancada visando investimento nas áreas prioritárias dos municípios de Mato Grosso do Sul

Da Redação

O presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo, aproveitou a presença de senadores e deputados federais no 1º Encontro de Gestores Municipais Consorciados, para reivindicar emendas de bancada visando investimento nas áreas prioritárias dos municípios de Mato Grosso do Sul.

Durante discurso na abertura do evento, na sede da entidade, em Campo Grande, Douglas destacou a importância de os municípios se unirem por meio de consórcios públicos como forma de facilitar a obtenção de verbas federais.

Douglas disse que os consórcios públicos são o instrumento legal visando o desenvolvimento regionalizado e que Mato Grosso do Sul é um dos primeiros estados brasileiros a se organizar nessa direção.

Atualmente, existem 5 consórcios constituídos no Estado – Cidema (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa), Conisul (Consórcio Municipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul), Cointa (Conselho Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), Cideco (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Colônia) e Codevale (Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema).

Para o presidente da Assomasul, a formação de consórcio, além de baratear custos, garante a oportunidade de municípios de pequeno porte se estruturar e investir em várias áreas da administração pública.

Douglas citou como exemplo a cidade de Anastácio, da qual é prefeito, observando que a prefeitura não tem condições de implantar o sistema de vigilância sanitária, mas Aquidauana, que fica ao lado, tem.

Segundo ele, essa aproximação tornar possível conseguir investimentos de forma integrada e resolver problemas em comum.

O presidente da Assomasul aconselhou os colegas dizendo que os municípios vizinhos precisam somar forças e garantir o desenvolvimento regionalizado.

“A saída é a parceria, o consórcio veio para isso, porque existe dificuldade de se buscar recursos individualmente”, alertou Douglas, ao lembrar que a Assomasul está concluindo a criação de um banco de projetos, instalada na entidade, para atender os municípios.

Para ele, o grande desafio dos demais municípios é se associar, criando um instrumento permanente de discussão dos assuntos de interesse regional, buscando diagnosticar os problemas e instituindo regras claras para a formação de consórcios públicos no Estado.

Outra grande vantagem é a possibilidade de redução de custos das obras, projetos e serviços que, contratados individualmente, dificultariam a sua execução.

Dentro das questões específicas tratadas pelos consorciados estão ações ambientais, como aterros sanitários, reciclagem, coleta seletiva e políticas públicas de atenção básica, de média e alta complexidade na área de saúde.

Ao concluir a sua fala, Douglas agradeceu a participação dos senadores Delcídio do Amaral e Walmir Moka, dos deputados federais Reinaldo Azambuja, Vander Loubet, Antonio Carlos Biffi, deputados estaduais Júnior Mochi, Mara Caseiro, Laerte Tetila, Márcio Monteiro e Amarildo Cruz, que prestigiaram o evento.

Também fizeram uso da palavra durante o encontro, os presidentes do Cidema, prefeito de Jardim, Marcelo Henrique de Mello; do Conisul, prefeita de Eldorado, Marta Araújo; do Cointa, prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim; e do Cideco, prefeito de Glória de Dourados, Arceno Athas.

O prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina, presidente do Codevale, não pôde participar do evento, mas foi representado por um dos dirigentes da entidade.

(*) Com informações de Assecom Assomasul

Mato Grosso do Sul é um dos primeiros estados brasileiros a se organizar em Consórcios Públicos (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.