05/11/2013 08h03 – Atualizado em 05/11/2013 08h03
Longen visita áreas para construção de Centro Integrado Sesi Senai em Nova Andradina
O prefeito Roberto Hashioka mostrou ao presidente da Fiems alguns terrenos para receber o empreendimento
Da Redação
Durante visita ao município de Nova Andradina (MS) nesta segunda-feira (04/11), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, conheceu algumas áreas para a construção do Centro Integrado Sesi Senai e ficou interessado em um terreno de 40 mil m² localizado na rodovia estadual MS-134, na saída para Batayporã (MS). Agora, o prefeito Roberto Hashioka, que acompanhou Sérgio Longen e os diretores Jaime Verruck e Ivo Scarcelli nas vistorias para verificar se as áreas seriam adequadas para receber o empreendimento do Sistema Fiems, fará os trâmites legais para a doação do terreno.
Segundo Sérgio Longen, a obra integra as ações de ampliação e modernização das unidades do Sesi e Senai no Estado para melhor atender as demandas das indústrias. “O município de Nova Andradina é um dos que mais cresce em Mato Grosso do Sul e essa avanço da região contribuiu para que a cidade fosse contemplada com esse centro integrado, que concentrará, em um único espaço, a educação básica e continuada do Sesi com a educação profissional do Senai, bem como os serviços das áreas de saúde e segurança do trabalhador, esporte, lazer e cidadania”, declarou, destacando a importância da parceria com a Prefeitura de Nova Andradina.
ESTRUTURA
Ele acrescentou ainda que o Sistema Fiems vai investir cerca de R$ 6 milhões na edificação do Centro Integrado Sesi Senai, que terá área construída de 4.300 m² e cuja obra deve ter início no próximo mês de fevereiro de 2014 com previsão de término para dezembro do mesmo ano, incluindo área administrativa, estacionamentos, quadra poliesportiva, 11 salas de aula, 1 biblioteca, 1 cantina, 1 oficina metalomecânica, 2 oficinas multiuso, 1 laboratório de informática e 1 laboratório físico-químico. “Após a doação do terreno, vamos finalizar o projeto para que possamos apresentá-lo ao prefeito Roberto Hashioka e aos vereadores, assinando a ordem de serviço em fevereiro de 2014. A nossa intenção é abrir as matrículas do Centro no início de 2015”, estimou.
Para o prefeito Roberto Hashioka, a construção do Centro Integrado Sesi Senai efetiva a parceria da Prefeitura Municipal com o Sistema Fiems e consolida Nova Andradina como polo formador de mão de obra para atender a demanda das empresas e os anseios dos trabalhadores do município. “É importante enaltecer a determinação do presidente Sérgio Longen de incluir a nossa cidade dentro do projeto de expansão do Sesi e Senai no Estado. Afinal, trata-se de um empreendimento que, após ser concluído, terá recebido investimento de mais de R$ 10 milhões, já incluindo os gastos com a obra e também com os equipamentos e mobiliário”, ressaltou.
SENAI EDUCA
O presidente Sérgio Longen e o prefeito Roberto Hashioka também foram visitar as três salas de aula móveis do Senai Educa, maior programa de formação profissional de Mato Grosso do Sul, que iniciou em setembro os cursos gratuitos de auxiliar administrativo, eletricista de automóveis, mecânico de máquinas agrícolas e operador de computador. A cidade foi a 6ª a receber esses novos ambientes de qualificação, que estão montados em área localizada na Avenida Eurico Soares de Andrade, no centro da cidade, próximo ao Terminal Rodoviário Municipal.
Os cursos são oferecidos nos três períodos (matutino, vespertino e noturno) e, ao todo, são 97 vagas, das quais 45 para operador de computador, 22 para auxiliar administrativo, 15 para mecânico de máquinas agrícolas e 15 para eletricista de automóveis. “Com a instalação desses novos ambientes de qualificação, será possível atender a grande demanda por formação profissional existente hoje no município. Assim como Nova Andradina, outras 49 cidades também estão recebendo ou vão receber essas salas de aula móveis do Senai”, ressaltou o presidente Sérgio Longen.
(*) Com informações de Assecom Senai