13/11/2014 14h31 – Atualizado em 13/11/2014 14h31
Durante os dias 8, 9 e 10 de novembro, a estudante do ensino médio da Escola Estadual Professor Severino de Queiroz, de Campo Grande, Letícia Castro Alves Pinto, eleita representante do estado de Mato Grosso do Sul na terceira edição do Parlamento Juvenil do MERCOSUL, participou do Encontro Internacional do Parlamento Juvenil do MERCOSUL, em Piriápolis, Uruguai. O evento é parte das atividades realizadas durante a edição 2014 – 2016 do Parlamento Juvenil do MERCOSUL.
O Parlamento Juvenil do MERCOSUL é uma iniciativa do Setor Educacional do MERCOSUL (http://edu.mercosur.int/pt-BR/) em parceria com os Ministérios de Educação, com representação composta por estudantes eleitos em países que integram o bloco — Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, constituindo um espaço constituído para tratar das políticas educacionais que reúne países membros e associados ao MERCOSUL, desde dezembro de 1991, quando o Conselho do Mercado Comum (CMC) criou, através da Decisão 07/91, a Reunião de Ministros de Educação do MERCOSUL (RME).
Durante o encontro no Uruguai, os estudantes abordaram questões pertinentes à formação política e cidadã da juventude, partindo do questionamento “O Ensino Médio que Queremos”, com reflexão sobre diversos eixos temáticos (inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã dos jovens e direitos humanos), considerados direitos reconhecidos nesses países, tanto em normativas nacionais específicas como em legislações internacionais às quais se sujeitam os Estados que integram o MERCOSUL.
Anterior ao encontro, os países participantes organizaram uma instância nacional, na qual produziram uma Declaração para ser apresentada durante o Encontro Internacional no Uruguai, na intenção de compor a Declaração do Parlamento Juvenil do MERCOSUL, edição 2014 – 2016. No Brasil, o Encontro de Formação dos Parlamentares Juvenis do MERCOSUL, aconteceu em Brasília (DF) entre os dias 16, 17 e 18 de julho de 2014.
O principal propósito do PJM é promover e fortalecer a identidade MERCOSUL dos jovens, despertando o interesse por problemas específicos da região e incorporando o conhecimento das instituições do MERCOSUL como espaços habilitados para resolver problemas e buscar consensos.
(*) SED