22.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de abril de 2024

Papa Francisco publica a Exortação sobre a família – “A Alegria do Amor: sobre o amor na família”

11/04/2016 14h54 – Atualizado em 11/04/2016 14h54

Papa Francisco publica a Exortação sobre a família – “A Alegria do Amor: sobre o amor na família”

O documento tem 256 páginas e traz as conclusões de dois sínodos sobre a família realizados em 2014 e 2015

Assessoria

A Diocese de Três Lagoas comunica com alegria que o Papa Francisco entregou à Igreja na sexta-feira (8/4), a Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia, “A Alegria do Amor: sobre o amor na família”. O documento tem 256 páginas e traz as conclusões de dois sínodos sobre a família realizados em 2014 e 2015.

Como o próprio título sugere, o documento oferece recordações concretas da beleza da vida familiar, apesar de todos os desafios que esta vocação pode implicar. O Papa escreve eloquentemente acerca de como formar uma família significa tomar parte no sonho de Deus, unir-se a ele na edificação de um mundo “onde ninguém se sinta só”.

O Papa Francisco deseja ajudar os casais cristãos a perseverar com fidelidade e paciência e encoraja todos a serem um sinal de misericórdia sempre que faltar paz e alegria à vida familiar. Esperamos eu todos possam ficar agradavelmente surpreendidos pelo fato da Exortação ser tão concreta. O Pontífice, com um coração de pastor, de modo simples, mas, porém profundo, entra nas realidades quotidianas da vida familiar.

Enfim, a Amoris Laetitia apresenta propostas para que a Igreja e os seus pastores mudem o seu foco a respeito da família: acompanhar, integrar e permanecer próximo de todos os que sofreram os efeitos de um amor ferido. Acima de tudo, a Exortação desafia-nos a sermos compreensivos diante de situações complexas e dolorosas. O Papa Francisco deseja que nos aproximemos dos fracos com compaixão, e não com julgamentos, e a “entrar em contato com a vida concreta dos outros e conhecermos a força da ternura”.

Nosso bispo diocesano, Dom Luiz Knupp, que está em Aparecida para a Assembleia Geral da CNBB já recebeu esta semana o texto da Exortação Apostólica e após seu retorno vamos trabalhar para que a palavra do papa chegue a toda a Diocese de Três Lagoas, em especial, que as pastorais e movimentos que trabalham com as famílias possam realmente viver esta palavra da Igreja de integração, proximidade e valorização da vida e do amor familiar.

SOBRE A DIOCESE DE TRÊS LAGOAS

A Diocese de Três Lagoas (DioecesisTrilacunensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica com sede episcopal em Três Lagoas (MS). Foi criada pelo Papa Paulo VI em 3 de janeiro de 1978. Abrange um total de 10 cidades (Três Lagoas, Selvíria, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Água Clara, Brasilândia, Chapadão do Sul, Santa Rita do Pardo, Inocência e Cassilândia), e contempla 15 Paróquias com mais de 108 capelas/comunidades.

(*) Pastoral da Comunicação da Diocese de Três Lagoas – Pascom

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.