14/07/2016 08h47
‘Fantasma’ de Itaquera e Grêmio voando: próximos jogos do time serão contra Corinthians, Grêmio, Chapecoense e Atlético-MG
Ariane Pontes com informações
O São Paulo foi eliminado ontem, dia (13), na semifinal da Copa Libertadores da América após a derrota para o Atlético Nacional-COL, por 2 a 1, em um jogo com lances polêmicos da arbitragem do chileno Patricio Polic que expulsou dois são-paulinos e não marcou um pênalti para o tricolor. O time paulista não terá muito tempo para se lamentar, pois precisa se recuperar no Brasileirão.
A equipe não terá vida fácil na missão de se recuperar. A sequência de jogos é complicada e pode “ressuscitar” ou afundar o time tricolor em uma situação complicada no Campeonato Brasileiro.
O primeiro desafio é o mais complicado possível para os são-paulinos. No domingo, o adversário será o Corinthians, em Itaquera. O retrospecto não é nada favorável para a equipe do Morumbi. Desde que foi inaugurado o estádio rival, o São Paulo atuou quatro vezes na Zona Leste da capital paulista e perdeu todas. O pior resultado foi o 6 a 1 no Brasileirão de 2015.
Mais do que o jejum na casa corintiana, o time tricolor marcou apenas três gols e levou 13. A fase do rival só piora a expectativa. Com 28 pontos, o Corinthians ocupa o segundo lugar na tabela de classificação e não perde em seus domínios desde agosto de 2015.
Em seguida, o adversário será o Grêmio, terceiro colocado no Brasileirão. O retrospecto é favorável ao São Paulo, que jogou três vezes na Arena gremista e nunca perdeu – foram duas vitórias e um empate. Mesmo assim, não deixa de ser um duelo complicado e contra um time em boa fase na competição.
A sequência é importante para as pretensões são-paulinas no restante da temporada. Um mau desempenho nos dois próximos jogos pode fazer a equipe mergulhar em uma fase ruim e ficar distante do G-4. Já uma performance positiva será capaz de reanimar e deixar o clube próximo aos líderes. Além disso, o time tricolor terá duas partidas seguidas em casa (Chapecoense e Atlético-MG) para quem sabe entrar de vez na disputa pelo título.
Neste momento, o São Paulo ocupa a oitava posição no Campeonato Brasileiro, com 21 pontos conquistados. Pensando na Libertadores, o time oscilou e não conseguiu engatar bons resultados. Agora, os comandados de Edgardo Bauza devem priorizar o nacional em busca do título ou pelo menos uma vaga na próxima edição do torneio internacional.
ELIMINAÇÃO
O Tricolor até saiu na frente com gol de cabeça de Jonathan Calleri, aos oito minutos do primeiro tempo – o argentino chegou à artilharia isolada da competição, com nove tentos. No entanto, os colombianos, donos da melhor campanha do torneio, trataram de frear o ímpeto são-paulino pouco depois, quando Miguel Borja, carrasco do jogo de ida, arrancou em velocidade para deixar tudo igual.
A virada colombiana aconteceu no segundo tempo, em cobrança de pênalti convertida por Borja, autor de todos os quatro gols do Nacional nas semifinais.
(*) Com informações ESPN
