22.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de abril de 2024

Brigada de Incêndio da Fibria reforça treinamento para combate de incêndios florestais

23/08/2016 10h31

Equipe de brigadistas também conta com equipamentos modernos que garantem segurança e reforçam a atuação no combate de queimadas

Assessoria

A prevenção e o combate aos incêndios florestais recebem grande atenção dos profissionais da Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto. Por isso, no mês de agosto, os brigadistas da unidade em Três Lagoas participaram de um treinamento para reciclagem da equipe, atualização das atividades e do manuseio de equipamentos modernos utilizados na contenção dos focos de incêndio.

A capacitação teve carga horária de 24 horas/aulas e contou com atividades teóricas e práticas que foram ministradas pela equipe de Bombeiros Civis da unidade Florestal da Fibria em Três Lagoas. “O procedimento é padrão no dia a dia da companhia e mais valioso ainda em época de seca, quando aumenta o risco de incêndios. Estamos em constante treinamento, principalmente neste período do ano em que a estiagem é maior e aumenta a probabilidade de queimadas e incêndios”, diz o Coordenador de Silvicultura da Fibria, Deyvid Prado.

O coordenador afirma também que, além da abordagem prática, os treinamentos têm forte fundamentação teórica. “O conhecimento adquirido prepara as equipes para a melhor tomada de decisão durante o combate a incêndios florestais. Assim que finalizada a capacitação, os brigadistas estão aptos a prevenir e combater os incêndios florestais nas áreas de florestas de eucalipto e de floresta nativa (mosaico de preservação das áreas da Fibria destinadas à Conservação Ambiental)”, diz, complementando que, nesse ano, a equipe de brigadistas contará ainda com um simulado para reforçar a prática em combate a incêndio, pois a equipe é preparada para atuar em pequenas ocorrências e também em ocorrências de grandes proporções.

A unidade de Três Lagoas conta com uma equipe de emergência formada por 47 brigadistas, que passam anualmente por treinamentos, reciclagens, capacitações e simulados com foco em gestão e atualização das técnicas para a prevenção e combate a incêndios. Os profissionais, que atuam em diferentes áreas na Unidade Florestal, se posicionam em locais estratégicos que possibilitam uma rápida resposta aos chamados. Para reforçar a atuação no combate a incêndios florestais e garantir a segurança dos brigadistas, a equipe conta com equipamentos modernos que contempla Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), capacete termoplástico, óculos de proteção anti-risco e antiembaçamento, capuz em malha de aramida, luvas em vaqueta com forro, macacão de combate com forro e botas anti-chamas.

PERÍODO DE ALERTA

De acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Mato Grosso do Sul é o terceiro Estado no ranking de incidência de queimadas e focos de incêndio do país, com 10,6 mil focos registrados em 2016.

Por essa razão, todos os anos, antes de iniciar a temporada de seca, a Fibria participa de campanhas, com intuito de enfatizar a conscientização e a prevenção a incêndios florestais na região. A empresa também disponibiliza o canal Fale com a Fibria, pelo qual a comunidade pode utilizar o serviço gratuito, por meio do número 0800 642 8162, para informar sobre ocorrências de incêndios em florestas de eucalipto ou nativas nas áreas da empresa.

SOBRE A FIBRIA

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos.

A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em FIBRIA.

(*) Fibria | MS

A unidade de Três Lagoas conta com uma equipe de emergência formada por 47 brigadistas, que passam anualmente por treinamentos, reciclagens, capacitações e simulados com foco em gestão e atualização das técnicas para a prevenção e combate a incêndios. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.