35.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de abril de 2024

Homem destrói estátua da Ilha de Páscoa com caminhonete

As autoridades querem restrições maiores em relação à presença de veículos na ilha, que tem visto sua população aumentar ano a ano

DO SITE VIAGEM E TURISMO – Um morador da Ilha de Páscoa, que pertence ao Chile, foi preso no domingo (1) depois de danificar uma estátua de mais de 500 anos de idade com sua caminhonete. A escultura era um dos mil moais da ilha, esculturas em formato de cabeça que são Patrimônio da Unesco e consideradas sagradas pelos nativos.

As autoridades locais acreditam que o acidente foi causado por uma falha na hora de frear o veículo, que acabou caindo em um barranco. Ainda assim, o acidente causou revolta entre os moradores locais.

O presidente da entidade responsável pelo cuidado e conservação dos moai, Camilo Rapu, disse em entrevista ao The Guardian que acredita que o acidente possa ter sido intencional e que o dano causado é incalculável.

“Algo assim não é somente triste, é uma ofensa contra uma cultura viva que passou os últimos anos lutando para readquirir sua herança histórica e ideológica”, ele declarou.

Ilha de Páscoa, Chile
A Ilha de Páscoa possui quase mil estátuas, que foram feitas pelo povo nativo Rapa Nui há mais de 500 anos (Divulgação/Divulgação)

Após o caso, o prefeito da ilha, Pedro Pablo Edmunds Paoa, discute restrições à circulação de veículos perto dos monumentos. Essa seria uma segunda tentativa de aprovar a lei, que foi apresentada e recusada oito anos atrás.

Desde 2012, a população da Ilha de Páscoa aumentou de 8 mil para 12 mil habitantes, que a cada mês se somam a outros 12 mil turistas que visitam o local.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.