27.3 C
Três Lagoas
domingo, 28 de abril de 2024

Sem repasses de verbas do Governo do Estado, Sial retira equipe administrativa das obras do Hospital Regional

Construtora alega que valores para manter a equipe não foram adicionados ao contrato; retirada do administrativo gerou clima tenso entre operários, que interromperam os trabalhos de construção

Após reportagem publicada pelo Perfil News, sobre a interrupção das obras do Hospital Regional, a Construtora Sial deu a sua versão dos fatos.

De acordo com operários, o “administrativo sumiu” e, por isso, não havia técnico de segurança para distribuir EPIs aos funcionários. Além disso, corria o boato de que uma pessoa teria sido infectada pelo coronavírus e afastada.

Segundo o engenheiro Pedro Henrique Rossi, da Sial, a história procede “em partes”.

De acordo com ele, a empresa realmente tirou a equipe de administração local da obra. Essa equipe era composta por engenheiros, mestre de obra e técnico de segurança do trabalho.

“Isso ocorreu porque, em 16 de maio do ano passado, solicitamos ao Governo do MS o aditivo da Administração local. Este item foi previsto contratualmente para 24 meses, e como o prazo da obra esticou por fatores alheios à nossa responsabilidade, já estamos há 36 meses na obra e nosso custo com a administração local aumentou, sendo assim como o contrato é regido pela modalidade de contratação ‘empreitada por preço unitário’, devemos ser remunerados por esse acréscimo de custos”, afirmou Rossi.

O engenheiro afirmou que a equipe não foi retirada abruptamente da obra. No início de abril deste ano a Sial teria comunicado oficialmente ao Governo que iria retirar a administração local caso não fossem remunerados pelo serviço.

Como não houve retorno do Governo, a equipe foi retirada ontem, dia 27, causando os boatos entre os operários. “Não podemos mais suportar um custo tão alto sem sua devida remuneração”, disse Rossi.

No entanto, em relação à alegação dos funcionários de que estão sem EPIs e com risco de contágio, segundo ele “isso não tem o menor cabimento”. “As medidas de proteção e segurança continuam, são aquelas que já foram reportadas aqui nesta própria página e já informadas oficialmente ao Ministério do Trabalho”, disse Rossi.

Ainda segundo a Sial, “não existe nenhum funcionário com possibilidade de ter sido contaminado”.

Gepostet von Ricardo Ojeda am Dienstag, 28. April 2020
Vídeo enviado por funcionários à redação do Perfil News mostra desinformação dos funcionários.

As alegações

Ainda sobre a equipe de administração local, a Sial afirmou que o Governo do Estado teve praticamente um ano para analisar a questão pleito e 25 dias para pagar a empresa pelo serviço extra ou providenciar outra equipe para administrar localmente a obra.

O Governo do Estado teria alegado verbalmente que ainda existiria saldo financeiro do item na planilha. “Isso ocorre devido ao critério de medição adotado, situação que nada tem a ver com o valor devido a ser pago. O valor fixado em planilha a ser pago foi fixado prevendo 24 meses de serviço, como já estamos com 36 meses deve-se pagar essa diferença”, disse Rossi.

A paralisação

De acordo com a Sial, existem encarregados para definição de quais serviços devem ser executados e almoxarife para distribuição de ferramentas e materiais. Por isso não haveria motivos para funcionários paralisarem os serviços.

“Por isso, eles terão as horas não trabalhadas descontadas até a retomada dos trabalhos. Aqueles que persistirem serão demitidos por desídia no desempenho de funções e insubordinação”, completou a Sial.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.