Além do equipamento comprado pela Secretaria de Estado de Saúde outra máquina, doada pelo Ministério da Saúde, chegou para agilizar a entrega dos resultados
A Secretaria de Estado de Saúde recebeu do Ministério da Saúde uma máquina de extração automatizada para o diagnóstico do coronavírus. Moderno, o novo equipamento permitirá agilidade na entrega de resultados do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública).
Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o novo equipamento ajudará para acelerar o resultado dos exames. “Quanto antes o paciente tiver o resultado mais rápida as medidas de tratamento e de contenção na propagação do vírus são eficientes. Isso demonstra a preocupação do Governo do Estado no combate à pandemia”, ressalta Resende.
O diretor do Lacen/MS, Luiz Henrique Ferraz Demarchi, explicou que o equipamento precisa ser montado pelo fabricante e a equipe do Lacen recebe irá treinamento sobre seu uso no dia 8 de setembro.
Para o início do uso será necessário o envio pelo Ministério da Saúde dos kits de extração próprios para o equipamento. ”Essa máquina, que é automatizada, extrai 96 amostras em 2 horas de trabalho, enquanto que hoje, nossa capacidade é de extrair 24 amostras no mesmo intervalo de tempo”, explicou o diretor do Lacen.
Em agosto, o Governo do Estado adquiriu uma máquina de extração automatizada para a realização da analise de exames
Com os dois equipamentos, o Laboratório Central de Saúde Pública será autossuficiente na realização de exames de biologia molecular RT-PCR. Aí, segundo o Resende, os municípios poderão fazer o “dever de casa”, que é o monitoramento rigoroso dos casos confirmados e rastreamento dos contatos para testagem e isolamento.




