Médicos examinariam casos cirúrgicos para avaliar a necessidade de realização dos procedimentos em período pandêmico, em que cirurgias eletivas estão suspensas
Durante sessão realizada hoje, 26, a Câmara dos Vereadores de Três Lagoas aprovou projeto de lei, de autoria dos vereadores Dr. Cassiano Maia e Dr. Issam Fares Junior, que prevê a criação de uma comissão de saúde para avaliação dos casos cirúrgicos no município.
A comissão de saúde deve ser composta por três médicos em conjunto com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora para avaliação dos casos cirúrgicos que gerem dúvidas sobre a sua necessidade emergencial durante o vigor de decretos que proíbe cirurgias eletivas durante a pandemia do COVID-19 no município de Três Lagoas.
Além disso, os vereadores receberam, na tribuna virtual, representante da União da Juventude Socialista (UJS), Caio Afonso Evangelista, para pedir apoio no ato “Tira mão da minha federal”.
Tribuna virtual
Caio Afonso agradeceu o apoio dos vereadores Prof. Negu Breno e Charlene Bortoleto, pedindo que os demais parlamentares também apoiem o ato que será feito no próximo sábado (29), às 9h30, com início na praça Ramez Tebet, também conhecida como Praça da Bandeira. “Precisamos da ajuda da população para que o governo pare de tirar verba da educação”, ressaltou.
O representante finalizou citando frase de Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. E pediu o uso da #tiramãodaminhafederal.
Projetos encaminhados
Os projetos encaminhados foram e serão votados nas próximas sessões, após o parecer das comissões permanentes:
- Projeto de lei nº60, de 21 de maio de 2021: “estabelece os padrões e critérios para a instalação de faixa elevada para travessia de pedestres em frente às unidades escolares do município.”
- Projeto de lei nº62, de 25 de maio de 2021: “dispõe sobre a proibição de cobrança de taxa de religação de energia elétrica e de água no município de Três Lagoas/MS, em caso de corte de fornecimento por falta de pagamento e das outras providências.”
- Projeto de lei nº63, de 25 de maio de 2021: “dispõe sobre a implantação de diretrizes para a política pública “absorvendo o tabu” de conscientização sobre a menstruação e a universalização do acesso a absorventes higiênicos, e dá providências correlatas.”
Ao final da sessão, o presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Cassiano Maia, anunciou que, com o aumento de casos de COVID-19 e a mudança da região para bandeira vermelha, as sessões poderão voltar a ser remotas.
Indicações gerais
Dr. Cassiano Maia solicitou comissão de saúde para avaliar casos cirúrgicos. Charlene Bortoleto indicou reparo em boca de lobo e redutor de velocidade. André Bittencourt indicou flexibilização para eventos e esportes coletivos. Professor Negu Breno indicou pavimentação e faixa elevada. Sargento Rodrigues indicou pavimentação e construção de calçada. Britão do Povão indicou limpeza e semáforo em cruzamento de avenidas.
Evalda Reis indica programa Refis com atendimento online ou por agendamento para evitar aglomeração. Sirlene indicou recapeamento e revitalização de campo de futebol. Marcus Bazé indicou iluminação e malha asfáltica. Sayuri Baez indicou patrolamento e inclusão de instrutores no grupo prioritário de vacinação.
Silverado indicou drenagem e semáforo. Davis Martinelli indicou patrolamento e caminhão pipa. Paulo Veron indicou pintura de sinalização horizontal e regularização da fila de cirurgias eletivas. Dr. Issam Fares Junior indicou manutenção de faixa de pedestre e limpeza de calçada. Marisa Rocha indicou coleiras contra leishmaniose.
Os vereadores também aprovaram dois requerimentos de moção de pesar, para a senhora Maria Alice de Almeida Barbosa e para o Dr. Laércio.





