A redução do nível de água da Primeira Lagoa é uma preocupação da Prefeitura de Três Lagoas que para sanar este problema, está implantando a canalização entre a Segunda e a Primeira Lagoa, equilibrando o volume de água. O Projeto foi desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA) e Meio ambiente e Agronegócio (SEMEA).
No decorrer dos últimos meses, foi possível notar que mesmo com o volume de chuvas estando dentro do padrão para o período de início do ano, o volume da Primeira Lagoa apresentou um nível muito abaixo do normal, e vem reduzindo com perspectiva até de secar, nos próximos períodos de estiagem, diferente do que acontece com a Segunda lagoa, já que recebe boa parte da drenagem da Egídio Thome, Alto da Boa Vista e adjacências, o que fez com que o nível de água subisse consideravelmente, inundando até parte da pista lateral de acesso.




