25.6 C
Três Lagoas
domingo, 21 de setembro de 2025

Polícia Federal captura cidadã paraguaia procurada por tráfico de drogas

Ação decorrente de mandado de prisão preventiva expedido pelo STF para fins de extradição

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (30/3), uma cidadã paraguaia em cumprimento a mandado de prisão preventiva para fins de extradição, expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa ligada ao narcotráfico internacional.

De acordo com o mandado, a citada pessoa é proprietária de várias empresas, todas no Paraguai, dedicadas à lavagem de dinheiro, entre elas, agências de viagem.

O pedido de prisão originou-se de investigação da Promotoria de Justiça e Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) do país vizinho, após uma ação contra o Tráfico de Drogas realizada em 2016, na cidade de Pedro Juan Caballero, cidade-irmã de Ponta Porã.  Aquela ação envolvia uma empresa que, dentre outros negócios, fornecia materiais e produtos ao governo paraguaio, bem como, importava e exportava armas e munições.

Em 2013, a referida empresa apareceu no noticiário paraguaio em virtude de transações comerciais impróprias de munições e artefatos de guerra, como granadas e projéteis de armas calibre .50 (capazes de atravessar paredes de concreto e blindagem de carro-forte).

No Brasil, o estabelecimento teria comercializado armamento pesado para a maior facção criminosa brasileira.

A paraguaia, que reside no Brasil há 40 anos, dedicava-se à venda de produtos de beleza de porta em porta e em sua casa. Contudo, seu nome figura como proprietária de uma empresa que movimentou valores acima de ₲$ 200 bilhões (guaranis), algo em torno de R$ 143 milhões. E, contra a qual há difusão vermelha pela Interpol. Ela foi presa saindo de sua residência em Ponta Porã/MS e aguarda ser extraditada para o país vizinho nos próximos dias, logo após os trâmites legais.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.