O Sebrae/MS e a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo lançaram, nesta última segunda-feira (4), a Agenda Estratégica do município. O documento visa maximizar as oportunidades geradas pela chegada e instalação de grandes empreendimentos na região, além de realizar ações voltadas à inclusão produtiva trazendo possibilidades de geração de renda para a população a partir do fomento ao empreendedorismo.
Durante o lançamento das 33 ações que integram a Agenda Estratégica de Ribas do Rio Pardo foram apresentadas ao público. Segundo o prefeito, João Alfredo Danieze, o documento é mais uma entrega relevante para o município, viabilizada pelo programa Cidade Empreendedora, que irá auxiliar no processo de crescimento econômico local.
“Todas as ações têm demonstrado um resultado muito satisfatório, seja na área urbana ou na área rural, tendo em vista o belíssimo trabalho que o Sebrae vem desenvolvendo no nosso município. Acredito que a atenção dada ao município é de grande valia. O micro e pequeno empreendedor por exemplo, não tinha informações de como vender à Prefeitura Municipal. Nós incrementamos isso de uma forma significativa”, pontuou.
De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, com a chegada do ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora no município, o intuito é dar continuidade ao trabalho realizado em parceria com a prefeitura, visando dinamizar a economia e trazer mais competitividade para o município.
“Quando lançamos uma Agenda Estratégica, estamos convidando a sociedade a cooperar. Associações Empresariais, Sindicato Rural, sociedade civil organizada. A partir deste momento, temos um plano de ação muito bom para que todos possam somar esforço para uma Ribas do Rio Pardo mais desenvolvida e inclusiva”, disse.
As ações da Agenda Estratégica de Ribas do Rio Pardo estão divididas em dois eixos principais:
Cidade em Transformação: visa maximizar as oportunidades geradas pela chegada e instalação de grandes empreendimentos na região.
Cidade Inclusiva: visa gerar oportunidades de aquisição de renda por meio do empreendedorismo para quem não está inserido no mercado de trabalho, principalmente, no caso de mulheres em situação de vulnerabilidade.
No primeiro eixo, serão realizadas ações para conectar a empresa âncora com as pequenas empresas locais, de modo a gerar oportunidades de negócio e o fortalecimento das cadeias produtivas, possibilitando o crescimento sustentável da economia.
No segundo eixo, serão executadas ações para gerar oportunidades de renda por meio do empreendedorismo, fortalecer as organizações e combater a vulnerabilidade social.
O Sebrae/MS e a Vetorial Siderurgia, grande empresa que atua no setor minério-siderúrgico, também assinaram um protocolo de intenções para promover ações que visam fomentar o encadeamento produtivo nas regiões de Ribas do Rio Pardo e Corumbá. O objetivo é aumentar a competitividade dos pequenos negócios locais.
O documento prevê, inicialmente, dois anos para a realização das ações de encadeamento produtivo, todavia, a parceria poderá ser renovada.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae/MS no número 0800 570 0800 ou através do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.